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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 12:1|
vayyo'mer shemu'êl 'el-kâl-yisrâ'êl hinnêh shâma`tiybheqolekhem lekhol 'asher-'amartem liy vâ'amliykh `alêykhem melekh
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2
|1 Samuel 12:2|
ve`attâh hinnêh hammelekh mithhallêkh liphnêykhem va'aniy zâqantiyvâsabhtiy ubhânay hinnâm 'ittekhem va'aniy hithhallakhtiy liphnêykhemminne`uray `adh-hayyom hazzeh
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3
|1 Samuel 12:3|
hineniy `anu bhiy neghedhAdonay veneghedh meshiycho 'eth-shor miy lâqachtiy vachamor miylâqachtiy ve'eth-miy `âshaqtiy 'eth-miy ratsothiy umiyyadh-miy lâqachtiykhopher ve'a`liym `êynay bo ve'âshiybh lâkhem
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4
|1 Samuel 12:4|
vayyo'mru lo'`ashaqtânu velo' ratsothânu velo'-lâqachtâ miyyadh-'iysh me'umâh
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5
|1 Samuel 12:5|
vayyo'mer 'alêyhem `êdh Adonay bâkhem ve`êdh meshiycho hayyomhazzeh kiy lo' metsâ'them beyâdhiy me'umâh vayyo'mer `êdh ph
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6
|1 Samuel 12:6|
vayyo'mer shemu'êl 'el-hâ`âm Adonay 'asher `âsâh 'eth-moshehve'eth-'aharon va'asher he`elâh 'eth-'abhothêykhem mê'erets mitsrâyim
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7
|1 Samuel 12:7|
ve`attâh hithyatsebhu ve'ishâphethâh 'ittekhem liphnêy Adonay 'êth kol-tsidhqoth Adonay 'asher-`âsâh 'ittekhem ve'eth-'abhothêykhem
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8
|1 Samuel 12:8|
ka'asher-bâ' ya`aqobh mitsrâyim vayyiz`aqu 'abhothêykhem 'el-Adonayvayyishlach Adonay 'eth-mosheh ve'eth-'aharon vayyotsiy'u'eth-'abhothêykhem mimmitsrayim vayyoshibhum bammâqom hazzeh
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9
|1 Samuel 12:9|
vayyishkechu 'eth-Adonay 'elohêyhem vayyimkor 'othâm beyadhsiysrâ' sar-tsebhâ' châtsor ubheyadh-pelishtiym ubheyadh melekh mo'âbhvayyillâchamu bâm
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10
|1 Samuel 12:10|
vayyiz`aqu 'el-Adonay vayyo'mer[va][yo'mru] châthâ'nu kiy `âzabhnu 'eth-Adonay vanna`abhodh 'eth-habbe`âliym ve'eth-hâ`ashtâroth ve`attâh hatsiylênu miyyadh 'oyebhêynuvena`abhdhekhâ
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva