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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 7:1|
vayyâbho'u 'anshêy qiryath ye`âriym vayya`alu 'eth-'aronAdonay vayyâbhi'u 'otho 'el-bêyth 'abhiynâdhâbh baggibh`âhve'eth-'el`âzâr beno qiddeshu lishmor 'eth-'aron Adonay ph
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2
|1 Samuel 7:2|
vayhiymiyyom shebheth hâ'âron beqiryath ye`âriym vayyirbu hayyâmiymvayyihyu `esriym shânâh vayyinnâhu kol-bêyth yisrâ'êl 'acharêyAdonay s
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3
|1 Samuel 7:3|
vayyo'mer shemu'êl 'el-kâl-bêyth yisrâ'êl lê'mor'im-bekhâl-lebhabhkhem 'attem shâbhiym 'el-Adonay hâsiyru'eth-'elohêy hannêkhâr mittokhekhem vehâ`ashtâroth vehâkhiynu lebhabhkhem.'el-Adonay ve`ibhdhuhu lebhaddo veyatsêl 'ethkhem miyyadh pelishtiym
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4
|1 Samuel 7:4|
vayyâsiyru benêy yisrâ'êl 'eth-habbe`âliym ve'eth-hâ`ashtârothvayya`abhdhu 'eth-Adonay lebhaddo ph
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5
|1 Samuel 7:5|
vayyo'mer shemu'êl qibhtsu'eth-kâl-yisrâ'êl hammitspâthâh ve'ethpallêl ba`adhkhem 'el-Adonay
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6
|1 Samuel 7:6|
vayyiqqâbhtsu hammitspâthâh vayyish'abhu-mayim vayyishpekhu liphnêyAdonay vayyâtsumu bayyom hahu' vayyo'mru shâm châthâ'nulayhvh vayyishpoth shemu'êl 'eth-benêy yisrâ'êl bammitspâh
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7
|1 Samuel 7:7|
vayyishme`u phelishtiym kiy-hithqabbetsu bhenêy-yisrâ'êl hammitspâthâhvayya`alu sarnêy-phelishtiym 'el-yisrâ'êl vayyishme`u benêy yisrâ'êlvayyir'u mippenêy phelishtiym
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8
|1 Samuel 7:8|
vayyo'mru bhenêy-yisrâ'êl 'el-shemu'êl 'al-tacharêsh mimmennu mizze`oq 'el-Adonay 'elohêynuveyoshi`ênu miyyadh pelishtiym
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9
|1 Samuel 7:9|
vayyiqqach shemu'êl thelêh châlâbh 'echâdhvayya`aleh [va][ya`alêhu] `olâh kâliyl layhvh vayyiz`aq shemu'êl'el-Adonay be`adh yisrâ'êl vayya`anêhu Adonay
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10
|1 Samuel 7:10|
vayhiyshemu'êl ma`aleh hâ`olâh uphelishtiym niggeshu lammilchâmâhbeyisrâ'êl vayyar`êm Adonay beqol-gâdhol bayyom hahu' `al-pelishtiym vayhummêm vayyinnâghphu liphnêy yisrâ'êl
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva