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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 7:1|
vayyâbho'u 'anshêy qiryath ye`âriym vayya`alu 'eth-'aronAdonay vayyâbhi'u 'otho 'el-bêyth 'abhiynâdhâbh baggibh`âhve'eth-'el`âzâr beno qiddeshu lishmor 'eth-'aron Adonay ph
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2
|1 Samuel 7:2|
vayhiymiyyom shebheth hâ'âron beqiryath ye`âriym vayyirbu hayyâmiymvayyihyu `esriym shânâh vayyinnâhu kol-bêyth yisrâ'êl 'acharêyAdonay s
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3
|1 Samuel 7:3|
vayyo'mer shemu'êl 'el-kâl-bêyth yisrâ'êl lê'mor'im-bekhâl-lebhabhkhem 'attem shâbhiym 'el-Adonay hâsiyru'eth-'elohêy hannêkhâr mittokhekhem vehâ`ashtâroth vehâkhiynu lebhabhkhem.'el-Adonay ve`ibhdhuhu lebhaddo veyatsêl 'ethkhem miyyadh pelishtiym
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4
|1 Samuel 7:4|
vayyâsiyru benêy yisrâ'êl 'eth-habbe`âliym ve'eth-hâ`ashtârothvayya`abhdhu 'eth-Adonay lebhaddo ph
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5
|1 Samuel 7:5|
vayyo'mer shemu'êl qibhtsu'eth-kâl-yisrâ'êl hammitspâthâh ve'ethpallêl ba`adhkhem 'el-Adonay
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6
|1 Samuel 7:6|
vayyiqqâbhtsu hammitspâthâh vayyish'abhu-mayim vayyishpekhu liphnêyAdonay vayyâtsumu bayyom hahu' vayyo'mru shâm châthâ'nulayhvh vayyishpoth shemu'êl 'eth-benêy yisrâ'êl bammitspâh
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7
|1 Samuel 7:7|
vayyishme`u phelishtiym kiy-hithqabbetsu bhenêy-yisrâ'êl hammitspâthâhvayya`alu sarnêy-phelishtiym 'el-yisrâ'êl vayyishme`u benêy yisrâ'êlvayyir'u mippenêy phelishtiym
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8
|1 Samuel 7:8|
vayyo'mru bhenêy-yisrâ'êl 'el-shemu'êl 'al-tacharêsh mimmennu mizze`oq 'el-Adonay 'elohêynuveyoshi`ênu miyyadh pelishtiym
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9
|1 Samuel 7:9|
vayyiqqach shemu'êl thelêh châlâbh 'echâdhvayya`aleh [va][ya`alêhu] `olâh kâliyl layhvh vayyiz`aq shemu'êl'el-Adonay be`adh yisrâ'êl vayya`anêhu Adonay
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10
|1 Samuel 7:10|
vayhiyshemu'êl ma`aleh hâ`olâh uphelishtiym niggeshu lammilchâmâhbeyisrâ'êl vayyar`êm Adonay beqol-gâdhol bayyom hahu' `al-pelishtiym vayhummêm vayyinnâghphu liphnêy yisrâ'êl
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva