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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 30:1|
vayhiy bebho' dhâvidh va'anâshâyv tsiqlagh bayyomhasheliyshiy va`amâlêqiy phâshethu 'el-neghebh ve'el-tsiqlagh vayyakku'eth-tsiqlagh vayyisrephu 'othâh bâ'êsh
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2
|1 Samuel 30:2|
vayyishbu 'eth-hannâshiym 'asher-bâh miqqâthon ve`adh-gâdhol lo' hêmiythu 'iysh vayyinhaghu vayyêlekhuledharkâm
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3
|1 Samuel 30:3|
vayyâbho' dhâvidh va'anâshâyv 'el-hâ`iyr vehinnêh seruphâhbâ'êsh uneshêyhem ubhenêyhem ubhenothêyhem nishbu
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4
|1 Samuel 30:4|
vayyisâ' dhâvidhvehâ`âm 'asher-'itto 'eth-qolâm vayyibhku `adh 'asher 'êyn-bâhem koachlibhkoth
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5
|1 Samuel 30:5|
ushetêy neshêy-dhâvidh nishbu 'achiyno`am hayyizre`êliythva'abhiyghayil 'êsheth nâbhâl hakkarmeliy
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6
|1 Samuel 30:6|
vattêtser ledhâvidh me'odhkiy-'âmeru hâ`âm lesâqelo kiy-mârâh nephesh kol-hâ`âm 'iysh `al-beno[bânâyv] ve`al-benothâyv vayyithchazzêq dâvidh bayhvh 'elohâyv s
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7
|1 Samuel 30:7|
vayyo'mer dâvidh 'el-'ebhyâthâr hakkohên ben-'achiymelekhhaggiyshâh-nâ' liy hâ'êphodh vayyaggêsh 'ebhyâthâr 'eth-hâ'êphodh 'el-dâvidh
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8
|1 Samuel 30:8|
vayyish'al dâvidh bayhvh lê'mor 'erdoph 'acharêy haggedhudh-hazzeh ha'asighennu vayyo'mer lo redhoph kiy-hasêgh tasiygh vehatsêltatsiyl
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9
|1 Samuel 30:9|
vayyêlekh dâvidh hu' veshêsh-mê'oth 'iysh 'asher 'itto vayyâbho'u`adh-nachal habbesor vehannothâriym `âmâdhu
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10
|1 Samuel 30:10|
vayyirdoph dâvidhhu' ve'arba`-mê'oth 'iysh vayya`amdhu mâ'thayim 'iysh 'asher piggerumê`abhor 'eth-nachal habbesor
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Sugestões

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01 de Dezembro LAB 701
OS-TENTAÇÃO
Gálatas 04-06
Nós cristãos ativos freqüentadores de igreja cometemos um erro crasso: o ato da alienação exclusivista. Ostentamos a bandeira da prática religiosa de uma forma tão marcante que chegamos a dar a impressão de que não queremos mais ter contato com a sociedade na qual vivemos. Um dos comportamentos que nos impõe esse fator “cultural” é a maneira como nos vestimos para ir à igreja. Enquanto dizemos que temos que ir a Cristo como estamos, por Ele nos aceitar como somos, damos a impressão de que estamos buscando uma aceitação através da nossa apresentação pessoal em nossas reuniões de culto. É claro que é importante dar o nosso melhor para Deus, inclusive, no vestir-se. Mas, será que o nosso melhor é o mais caro? O mais ostensivo? Ou, até mesmo, o mais esquisito?
Várias vezes, já ouvi moradores comuns de um bairro referirem-se à igreja existente no bairro, à qual eles não freqüentam, como “igreja dos ricos”. Porque vêem todos, sempre, chegando e saindo vestidos de gala. Em plenos 35 graus, de terno e gravata! Isto é muito diferente, para não dizer, ridículo. Coloque-se no lugar de um sem-igreja, que, por iniciativa própria, resolve ir a uma igreja. Ele se arruma da melhor forma possível: calça jeans, sport fino, etc. E quando chega no encontro dos crentes, vê que está muito abaixo do nível. Deve pensar: “nossa, para que Cristo me aceite, vou ter que gastar uma nota mudando meu guarda-roupas”.
A realidade é que muitos não vão à igreja por comunhão, mas por ostentação. E são diferentes, os tipos de ostentação. Nem todas as pessoas ostentam a mesma coisa. Uns ostentam a tradição da família, que, sustentando um sobrenome que lhes dê orgulho, acham-se os donos daquela comunidade de crentes. Outros ostentam o carro, e fazem questão de chegar e sair do estacionamento do templo no momento em que tem mais pessoas o possível espalhadas pelo pátio. Outros ostentam os filhos: que lindo e maravilhoso, ser elogiado por uma família modelo! Ainda há aqueles que querem ostentar idéias, e, depois de muito estudo, vão à reunião dos fiéis para fazer uma exposição de sua intelectualidade. Tem também aqueles que ostentam “poder” ou status, por uma função que exerce no serviço da igreja. Certos jovens ostentam a namorada. Habilidosos ostentam o talento. E assim, podemos nos ver na arquibancada, contemplando a passarela “da(os)tentação”.
Você é tentado a ostentar o quê? Pense. Lembre-se do que Paulo disse: “Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva