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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 23:1|
vayyaggidhu ledhâvidh lê'mor hinnêh phelishtiym nilchâmiymbiq`iylâh vehêmmâh shosiym 'eth-haggorânoth
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2
|1 Samuel 23:2|
vayyish'al dâvidhbayhvh lê'mor ha'êlêkh vehikkêythiy bappelishtiym hâ'êlleh svayyo'mer Adonay 'el-dâvidh lêkh vehikkiythâ bhappelishtiymvehosha`tâ 'eth-qe`iylâh
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3
|1 Samuel 23:3|
vayyo'mru 'anshêy dhâvidh 'êlâyv hinnêh'anachnu phoh biyhudhâh yerê'iym ve'aph kiy-nêlêkh qe`ilâh 'el-ma`arkhoth pelishtiym s
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4
|1 Samuel 23:4|
vayyoseph `odh dâvidh lish'ol bayhvh svayya`anêhu Adonay vayyo'mer qum rêdh qe`iylâh kiy-'aniynothên 'eth-pelishtiym beyâdhekha
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5
|1 Samuel 23:5|
vayyêlekh dâvidh va'insho[va]['anâshâyv] qe`iylâh vayyillâchem bappelishtiym vayyinhagh 'eth-miqnêyhem vayyakh bâhem makkâh ghedholâh vayyosha` dâvidh 'êthyoshebhêy qe`iylâh s
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6
|1 Samuel 23:6|
vayhiy bibhroach 'ebhyâthâr ben-'achiymelekh 'el-dâvidh qe`iylâh 'êphodh yâradh beyâdho
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7
|1 Samuel 23:7|
vayyuggadh leshâ'ul kiy-bhâ'dhâvidh qe`iylâh vayyo'mer shâ'ul nikkar 'otho 'elohiym beyâdhiy kiy.nisgar lâbho' be`iyr delâthayim ubheriyach
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8
|1 Samuel 23:8|
vayshamma` shâ'ul 'eth-kâl-hâ`âm lammilchâmâh lâredheth qe`iylâh lâtsur 'el-dâvidh ve'el-'anâshâyv
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9
|1 Samuel 23:9|
vayyêdha` dâvidh kiy `âlâyv shâ'ul machariysh hârâ`âh vayyo'mer'el-'ebhyâthâr hakkohên haggiyshâh hâ'êphodh s
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10
|1 Samuel 23:10|
vayyo'mer dâvidhAdonay 'elohêy yisrâ'êl shâmoa` shâma` `abhdekha kiy-mebhaqqêshshâ'ul lâbho' 'el-qe`iylâh leshachêth lâ`iyr ba`abhuriy
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva