-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|1 Samuel 6:1|
vayhiy 'aron-Adonay bisdhêh phelishtiym shibh`âhchodhâshiym
-
2
|1 Samuel 6:2|
vayyiqre'u phelishtiym lakkohaniym velaqqosemiymlê'mor mah-na`aseh la'aron Adonay hodhi`unu bammehneshallechennu limqomo
-
3
|1 Samuel 6:3|
vayyo'mru 'im-meshallechiym 'eth-'aron'elohêy yisrâ'êl 'al-teshallechu 'otho rêyqâm kiy-hâshêbh tâshiybhu lo'âshâm 'âz têrâphe'u venodha` lâkhem lâmmâh lo'-thâsur yâdho mikkem
-
4
|1 Samuel 6:4|
vayyo'mru mâh hâ'âshâm 'asher nâshiybh lo vayyo'mru misparsarnêy phelishtiym chamishâh `âphelêy [thechorêy] zâhâbh vachamishâh`akhberêy zâhâbh kiy-maggêphâh 'achath lekhullâm ulesarnêykhem
-
5
|1 Samuel 6:5|
va`asiythem tsalmêy `âphelêykhem [thechorêykhem] vetsalmêy`akhberêykhem hammashchiythim 'eth-hâ'ârets unethattem lê'lohêy yisrâ'êlkâbhodh 'ulay yâqêl 'eth-yâdho mê`alêykhem umê`al 'elohêykhemumê`al 'artsekhem
-
6
|1 Samuel 6:6|
velâmmâh thekhabbedhu 'eth-lebhabhkhem ka'asherkibbedhu mitsrayim uphar`oh 'eth-libbâm halo' ka'asher hith`allêl bâhemvayshallechum vayyêlêkhu
-
7
|1 Samuel 6:7|
ve`attâh qechu va`asu `aghâlâh chadhâshâh'echâth ushetêy phâroth `âloth 'asher lo'-`âlâh `alêyhem `ol va'asartem'eth-happâroth bâ`aghâlâh vahashêybhothem benêyhem mê'acharêyhemhabbâyethâh
-
8
|1 Samuel 6:8|
uleqachtem 'eth-'aron Adonay unethattem 'otho 'el-hâ`aghâlâh ve'êth kelêy hazzâhâbh 'asher hashêbhothem lo 'âshâm tâsiymubhâ'argaz mitsiddo veshillachtem 'otho vehâlâkh
-
9
|1 Samuel 6:9|
ure'iythem 'im-derekhgebhulo ya`aleh bêyth shemesh hu' `âsâh lânu 'eth-hârâ`âh haggedholâhhazzo'th ve'im-lo' veyâdha`nu kiy lo' yâdho nâghe`âh bânu miqrehhu' hâyâh lânu
-
10
|1 Samuel 6:10|
vayya`asu hâ'anâshiym kên vayyiqchu shetêyphâroth `âloth vayya'asrum bâ`aghâlâh ve'eth-benêyhem kâlu bhabbâyith
-
-
Sugestões

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva