-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|1 Samuel 14:1|
vayhiy hayyom vayyo'mer yonâthân ben-shâ'ul 'el-hanna`ar nosê' khêlâyv lekhâh vena`berâh 'el-matsabh pelishtiym 'ashermê`êbher hallâz ule'âbhiyv lo' higgiydh
-
2
|1 Samuel 14:2|
veshâ'ul yoshêbh biqtsêhhaggibh`âh tachath hârimmon 'asher bemighron vehâ`âm 'asher `immokeshêsh mê'oth 'iysh
-
3
|1 Samuel 14:3|
va'achiyyâh bhen-'achithubh 'achiy 'iykhâbhodh ben-piynchâs ben-`êliy kohên Adonay beshilo nosê' 'êphodh vehâ`âmlo' yâdha` kiy hâlakh yonâthân
-
4
|1 Samuel 14:4|
ubhêyn hamma`beroth 'asher biqqêshyonâthân la`abhor `al-matsabh pelishtiym shên-hassela` mêhâ`êbhermizzeh veshên-hassela` mêhâ`êbher mizzeh veshêm hâ'echâdh botsêtsveshêm hâ'echâdh senneh
-
5
|1 Samuel 14:5|
hashên hâ'echâdh mâtsuq mitsâphon mulmikhmâs vehâ'echâdh minneghebh mul gâbha` s
-
6
|1 Samuel 14:6|
vayyo'mer yehonâthân'el-hanna`ar nosê' khêlâyv lekhâh vena`berâh 'el-matsabh hâ`arêliymhâ'êlleh 'ulay ya`aseh Adonay lânu kiy 'êyn layhvh ma`tsorlehoshiya` berabh 'o bhim`âth
-
7
|1 Samuel 14:7|
vayyo'mer lo nosê' khêlâyv `asêhkol-'asher bilbhâbhekha nethêh lâkh hineniy `immekha kilbhâbhekha s
-
8
|1 Samuel 14:8|
vayyo'mer yehonâthân hinnêh 'anachnu `obheriym 'el-hâ'anâshiymvenighliynu 'alêyhem
-
9
|1 Samuel 14:9|
'im-koh yo'mru 'êlêynu dommu `adh-haggiy`ênu 'alêykhem ve`âmadhnu thachtêynu velo' na`aleh 'alêyhem
-
10
|1 Samuel 14:10|
ve'im-koh yo'mru `alu `âlêynu ve`âliynu kiy-nethânâmAdonay beyâdhênu vezeh-lânu hâ'oth
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 7-9
13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva