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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 20:1|
vayyibhrach dâvidh minnovivth [mi][nâyoth] bârâmâhvayyâbho' vayyo'mer liphnêy yehonâthân meh `âsiythiy meh-`avoniyumeh-chathâ'thiy liphnêy 'âbhiykha kiy mebhaqqêsh 'eth-naphshiy
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2
|1 Samuel 20:2|
vayyo'merlo châliylâh lo' thâmuth hinnêh lo-`âsâh [lo']-[ya`aseh] 'âbhiy dâbhârgâdhol 'o dâbhâr qâthon velo' yighleh 'eth-'âzeniy umaddua` yastiyr'âbhiy mimmenniy 'eth-haddâbhâr hazzeh 'êyn zo'th
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3
|1 Samuel 20:3|
vayyishâbha``odh dâvidh vayyo'mer yâdhoa` yâdha` 'âbhiykha kiy-mâtsâ'thiy chênbe`êyneykha vayyo'mer 'al-yêdha`-zo'th yehonâthân pen-yê`âtsêbhve'ulâm chay-Adonay vechêy naphshekha kiy khephesa` bêyniy ubhêynhammâveth
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4
|1 Samuel 20:4|
vayyo'mer yehonâthân 'el-dâvidh mah-to'mar naphshekhave'e`eseh-lâkh ph
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5
|1 Samuel 20:5|
vayyo'mer dâvidh 'el-yehonâthân hinnêh-chodheshmâchâr ve'ânokhiy yâshobh-'êshêbh `im-hammelekh le'ekhol veshillachtaniyvenistartiy bhasâdheh `adh hâ`erebh hashelishiyth
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6
|1 Samuel 20:6|
'im-pâqodh yiphqedhêniy'âbhiykha ve'âmartâ nish'ol nish'al mimmenniy dhâvidh lâruts bêyth-lechem`iyro kiy zebhach hayyâmiym shâm lekhol-hammishpâchâh
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7
|1 Samuel 20:7|
'im-kohyo'mar thobh shâlom le`abhdekha ve'im-châroh yechereh lo da` kiy-khâlthâhhârâ`âh mê`immo
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8
|1 Samuel 20:8|
ve`âsiythâ chesedh `al-`abhdekha kiy bibhriythAdonay hêbhê'thâ 'eth-`abhdekha `immâkh ve'im-yesh-biy `âvonhamiythêniy 'attâh ve`adh-'âbhiykha lâmmâh-zeh thebhiy'êniy ph
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9
|1 Samuel 20:9|
vayyo'mer yehonâthân châliylâh lâkh kiy 'im-yâdhoa` 'êdha` kiy-khâlthâhhârâ`âh mê`im 'âbhiy lâbho' `âleykha velo' 'othâh 'aggiydh lâkh s
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10
|1 Samuel 20:10|
vayyo'mer dâvidh 'el-yehonâthân miy yaggiydh liy 'o mah-ya`ankha'âbhiykha qâshâh s
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva