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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Deuteronômio 10:1|
bâ`êth hahiv' 'âmar Adonay 'êlay pesâl-lekha shenêy-luchoth 'abhâniym kâri'shoniym va`alêh 'êlay hâhârâh ve`âsiythâ lekha'aron `êts
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2
|Deuteronômio 10:2|
ve'ekhtobh `al-halluchoth 'eth-haddebhâriym 'asher hâyu `al-halluchoth hâri'shoniym 'asher shibbartâ vesamtâm bâ'âron
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3
|Deuteronômio 10:3|
vâ'a`as'aron `atsêy shithiym vâ'ephsol shenêy-luchoth 'abhâniym kâri'shoniymvâ'a`al hâhârâh ushenêy halluchoth beyâdhiy
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4
|Deuteronômio 10:4|
vayyikhtobh `al-halluchothkammikhtâbh hâri'shon 'êth `asereth haddebhâriym 'asher dibberAdonay 'alêykhem bâhâr mittokh hâ'êsh beyom haqqâhâlvayyittenêm Adonay 'êlây
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5
|Deuteronômio 10:5|
vâ'êphen vâ'êrêdh min-hâhâr vâ'âsim'eth-halluchoth bâ'âron 'asher `âsiythiy vayyihyu shâm ka'asher tsivvaniyAdonay
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6
|Deuteronômio 10:6|
ubhenêy yisrâ'êl nâse`u mibbe'êroth benêy-ya`aqânmosêrâh shâm mêth 'aharon vayyiqqâbhêr shâm vaykhahên 'el`âzâr.beno tachtâyv
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7
|Deuteronômio 10:7|
mishâm nâse`u haggudhgodhâh umin-haggudhgodhâhyâthebhâthâh 'erets nachalêy mâyim
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8
|Deuteronômio 10:8|
bâ`êth hahiv' hibhdiyl Adonay'eth-shêbheth hallêviy lâsê'th 'eth-'aron beriyth-Adonay la`amodh liphnêyAdonay leshâretho ulebhârêkh bishmo `adh hayyom hazzeh
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9
|Deuteronômio 10:9|
`al-kênlo'-hâyâh lelêviy chêleq venachalâh `im-'echâyv Adonay hu'nachalâtho ka'asher dibber Adonay 'eloheykha lo
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10
|Deuteronômio 10:10|
ve'ânokhiy`âmadhtiy bhâhâr kayyâmiym hâri'shoniym 'arbâ`iym yomve'arbâ`iym lâyelâh vayyishma` Adonay 'êlay gam bappa`amhahiv' lo'-'âbhâh Adonay hashchiythekha
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva