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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Deuteronômio 26:1|
vehâyâh kiy-thâbho' 'el-hâ'ârets 'asher Adonay'eloheykha nothên lekha nachalâh viyrishtâh veyâshabhtâ bâh
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2
|Deuteronômio 26:2|
velâqachtâmêrê'shiyth kol-periy hâ'adhâmâh 'asher tâbhiy' mê'artsekha 'asherAdonay 'eloheykha nothên lâkh vesamtâ bhathene' vehâlakhtâ 'el-hammâqom 'asher yibhchar Adonay 'eloheykha leshakkên shemo shâm
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3
|Deuteronômio 26:3|
ubhâ'thâ 'el-hakkohên 'asher yihyeh bayyâmiym hâhêm ve'âmartâ'êlâyv higgadhtiy hayyom layhvh 'eloheykha kiy-bhâ'thiy 'el-hâ'ârets'asher nishba` Adonay la'abhothêynu lâtheth lânu
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4
|Deuteronômio 26:4|
velâqach hakkohênhathene' miyyâdhekha vehinniycho liphnêy mizbach Adonay'eloheykha
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5
|Deuteronômio 26:5|
ve`âniythâ ve'âmartâ liphnêy Adonay 'eloheykha'arammiy 'obhêdh 'âbhiy vayyêredh mitsraymâh vayyâghâr shâm bimthêyme`âth vayhiy-shâm leghoy gâdhol `âtsum vârobh
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6
|Deuteronômio 26:6|
vayyârê`u 'othânuhammitsriym vay`annunu vayyittenu `âlêynu `abhodhâh qâshâh
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7
|Deuteronômio 26:7|
vannits`aq 'el-Adonay 'elohêy 'abhothêynu vayyishma` Adonay'eth-qolênu vayyar' 'eth-`ânyênu ve'eth-`amâlênu ve'eth-lachatsênu
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8
|Deuteronômio 26:8|
vayyotsi'ênu Adonay mimmitsrayim beyâdh chazâqâh ubhizroa`nethuyâh ubhemorâ' gâdhol ubhe'othoth ubhemophethiym
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9
|Deuteronômio 26:9|
vaybhi'ênu 'el-hammâqom hazzeh vayyitten-lânu 'eth-hâ'ârets hazzo'th 'erets zâbhathchâlâbh udhebhâsh
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10
|Deuteronômio 26:10|
ve`attâh hinnêh hêbhê'thiy 'eth-rê'shiyth periyhâ'adhâmâh 'asher-nâthattâh liy Adonay vehinnachto liphnêyAdonay 'eloheykha vehishtachaviythâ liphnêy Adonay 'eloheykha
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva