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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Deuteronômio 3:1|
vannêphen vanna`al derekh habbâshân vayyêtsê' `oghmelekh-habbâshân liqrâ'thênu hu' vekhol-`ammo lammilchâmâh'edhre`iy
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2
|Deuteronômio 3:2|
vayyo'mer Adonay 'êlay 'al-tiyrâ' 'otho kiy bheyâdhkhanâthattiy 'otho ve'eth-kâl-`ammo ve'eth-'artso ve`âsiythâ lo ka'asher `âsiythâlesiychon melekh hâ'emoriy 'asher yoshêbh becheshbon
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3
|Deuteronômio 3:3|
vayyittênAdonay 'elohêynu beyâdhênu gam 'eth-`ogh melekh-habbâshânve'eth-kâl-`ammo vannakkêhu `adh-biltiy hish'iyr-lo sâriydh
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4
|Deuteronômio 3:4|
vannilkodh 'eth-kâl-`ârâyv bâ`êth hahiv' lo' hâythâh qiryâh 'asher lo'-lâqachnu mê'ittâm shishiym `iyr kol-chebhel 'argobh mamlekheth `oghbabbâshân
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5
|Deuteronômio 3:5|
kol-'êlleh `âriym betsuroth chomâh ghebhohâh delâthayimubheriyach lebhadh mê`ârêy happerâziy harbêh me'odh
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6
|Deuteronômio 3:6|
vannacharêm'othâm ka'asher `âsiynu lesiychon melekh cheshbon hacharêm kol-`iyrmethim hannâshiym vehathâph
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7
|Deuteronômio 3:7|
vekhol-habbehêmâh ushelal he`âriymbazzonu lânu
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8
|Deuteronômio 3:8|
vanniqqach bâ`êth hahiv' 'eth-hâ'ârets miyyadh shenêymalkhêy hâ'emoriy 'asher be`êbher hayyardên minnachal 'arnon `adh-har chermon
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9
|Deuteronômio 3:9|
tsiydhoniym yiqre'u lechermon siryon vehâ'emoriyyiqre'u-lo seniyr
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10
|Deuteronômio 3:10|
kol `ârêy hammiyshor vekhol-haggil`âdh vekhol-habbâshân `adh-salkhâh ve'edhre`iy `ârêy mamlekheth `ogh babbâshân
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva