-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|Deuteronômio 19:1|
kiy-yakhriyth Adonay 'eloheykha 'eth-haggoyim 'asherAdonay 'eloheykha nothên lekha 'eth-'artsâm viyrishtâm veyâshabhtâbhe`ârêyhem ubhebhâttêyhem
-
2
|Deuteronômio 19:2|
shâlosh `âriym tabhdiyl lâkh bethokh 'artsekha'asher Adonay 'eloheykha nothên lekha lerishtâh
-
3
|Deuteronômio 19:3|
tâkhiyn lekhahadderekh veshillashtâ 'eth-gebhul 'artsekha 'asher yanchiylkha Adonay'eloheykha vehâyâh lânus shâmmâh kol-rotsêach
-
4
|Deuteronômio 19:4|
vezeh debharhârotsêach 'asher-yânus shâmmâh vâchây 'asher yakkeh 'eth-rê`êhubibhliy-dha`ath vehu' lo'-sonê' lo mittemol shilshom
-
5
|Deuteronômio 19:5|
va'asher yâbho''eth-rê`êhu bhayya`ar lachthobh `êtsiym veniddechâh yâdho bhaggarzenlikhroth hâ`êts venâshal habbarzel min-hâ`êts umâtsâ' 'eth-rê`êhu vâmêthhu' yânus 'el-'achath he`âriym-hâ'êlleh vâchây
-
6
|Deuteronômio 19:6|
pen-yirdoph go'êlhaddâm 'acharêy hârotsêach kiy-yêcham lebhâbho vehisiygho kiy-yirbehhadderekh vehikkâhu nâphesh velo 'êyn mishpath-mâveth kiy lo' sonê'hu' lo mittemol shilshom
-
7
|Deuteronômio 19:7|
`al-kên 'ânokhiy metsavvekha lê'mor shâlosh`âriym tabhdiyl lâkh s
-
8
|Deuteronômio 19:8|
ve'im-yarchiybh Adonay 'eloheykha 'eth-gebhulkha ka'asher nishba` la'abhotheykha venâthan lekha 'eth-kâl-hâ'ârets'asher dibber lâthêth la'abhotheykha
-
9
|Deuteronômio 19:9|
kiy-thishmor 'eth-kâl-hammitsvâhhazzo'th la`asothâh 'asher 'ânokhiy metsavvekha hayyom le'ahabhâh 'eth-Adonay 'eloheykha velâlekheth bidhrâkhâyv kol-hayyâmiymveyâsaphtâ lekha `odh shâlosh `âriym `al hashâlosh hâ'êlleh
-
10
|Deuteronômio 19:10|
velo' yishâphêkhdâm nâqiy beqerebh 'artsekha 'asher Adonay 'eloheykha nothên lekhanachalâh vehâyâh `âleykha dâmiym s
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 1-3
11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva