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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Deuteronômio 31:1|
vayyêlekh mosheh vaydhabbêr 'eth-haddebhâriym hâ'êlleh'el-kâl-yisrâ'êl
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2
|Deuteronômio 31:2|
vayyo'mer 'alêhem ben-mê'âh ve`esriym shânâh'ânokhiy hayyom lo'-'ukhal `odh lâtsê'th velâbho' vayhvh 'âmar 'êlaylo' tha`abhor 'eth-hayyardên hazzeh
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3
|Deuteronômio 31:3|
Adonay 'eloheykha hu' `obhêrlephâneykha hu'-yashmiydh 'eth-haggoyim hâ'êlleh millephâneykhaviyrishtâm yehoshua` hu' `obhêr lephâneykha ka'asher dibber Adonay
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4
|Deuteronômio 31:4|
ve`âsâh Adonay lâhem ka'asher `âsâh lesiychon ule`ogh malkhêyhâ'emoriy ule'artsâm 'asher hishmiydh 'othâm
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5
|Deuteronômio 31:5|
unethânâm Adonayliphnêykhem va`asiythem lâhem kekhol-hammitsvâh 'asher tsivviythiy'ethkhem
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6
|Deuteronômio 31:6|
chizqu ve'imtsu 'al-tiyr'u ve'al-ta`artsu mippenêyhem kiyAdonay 'eloheykha hu' haholêkh `immâkh lo' yarpekha velo'ya`azbhekhâ ph
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7
|Deuteronômio 31:7|
vayyiqrâ' mosheh liyhoshua` vayyo'mer 'êlâyvle`êynêy khol-yisrâ'êl chazaq ve'emâts kiy 'attâh tâbho' 'eth-hâ`âmhazzeh 'el-hâ'ârets 'asher nishba` Adonay la'abhothâm lâthêth lâhemve'attâh tanchiylennâh 'othâm
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8
|Deuteronômio 31:8|
vayhvh hu' haholêkh lephâneykha hu'yihyeh `immâkh lo' yarpekha velo' ya`azbhekhâ lo' thiyrâ' velo' thêchâth
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9
|Deuteronômio 31:9|
vayyikhtobh mosheh 'eth-hattorâh hazzo'th vayyittenâh 'el-hakkohaniym benêy lêviy hannose'iym 'eth-'aron beriyth Adonayve'el-kâl-ziqnêy yisrâ'êl
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10
|Deuteronômio 31:10|
vaytsav mosheh 'othâm lê'mor miqqêtsshebha` shâniym bemo`êdh shenath hashemithâh bechagh hassukkoth
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva