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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Deuteronômio 30:1|
vehâyâh khiy-yâbho'u `âleykha kol-haddebhâriym hâ'êllehhabberâkhâh vehaqqelâlâh 'asher nâthattiy lephâneykha vahashêbhothâ 'el-lebhâbhekha bekhol-haggoyim 'asher hiddiychakha Adonay 'eloheykhashâmmâh
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2
|Deuteronômio 30:2|
veshabhtâ `adh-Adonay 'eloheykha veshâma`tâ bheqolo kekhol'asher-'ânokhiy metsavvekha hayyom 'attâh ubhâneykha bekhol-lebhâbhkhaubhekhâl-naphshekha
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3
|Deuteronômio 30:3|
veshâbh Adonay 'eloheykha 'eth-shebhuthekhaverichamekha veshâbh veqibbetskha mikkol-hâ`ammiym 'asher hephiytskhaAdonay 'eloheykha shâmmâh
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4
|Deuteronômio 30:4|
'im-yihyeh niddachakha biqtsêhhashâmâyim mishâm yeqabbetskha Adonay 'eloheykha umishâmyiqqâchekha
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5
|Deuteronômio 30:5|
vehebhiy'akha Adonay 'eloheykha 'el-hâ'ârets 'asher-yârshu 'abhotheykha viyrishtâh vehêythibhkha vehirbekha mê'abhotheykha
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6
|Deuteronômio 30:6|
umâl Adonay 'eloheykha 'eth-lebhâbhkha ve'eth-lebhabh zar`ekhale'ahabhâh 'eth-Adonay 'eloheykha bekhol-lebhâbhkha ubhekhâl-naphshekha.lema`an chayyeykha
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7
|Deuteronômio 30:7|
venâthan Adonay 'eloheykha 'êth kol-hâ'âlothhâ'êlleh `al-'oyebheykha ve`al-sone'eykha 'asher redhâphukha
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8
|Deuteronômio 30:8|
ve'attâhthâshubh veshâma`tâ beqol Adonay ve`âsiythâ 'eth-kâl-mitsvothâyv 'asher'ânokhiy metsavvekha hayyom
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9
|Deuteronômio 30:9|
vehothiyrkha Adonay 'eloheykhabekhol ma`asêh yâdhekha biphriy bhithnekha ubhiphriy bhehemtekha ubhiphriy'adhmâthkha lethobhâh kiy yâshubh Adonay lâsus `âleykha lethobh ka'asher-sâs `al-'abhotheykha
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10
|Deuteronômio 30:10|
kiy thishma` beqol Adonay 'eloheykha lishmormitsvothâyv vechuqqothâyv hakkethubhâh besêpher hattorâh hazzeh kiythâshubh 'el-Adonay 'eloheykha bekhol-lebhâbhkha ubhekhâl-naphshekha ph
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Sugestões

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17 de Dezembro LAB 717
TIAGO
Tiago
“A Epístola de Tiago é um dos livros que mais duramente teve que lutar para obter sua incorporação ao Novo Testamento. E ainda depois de ter chegado a ser considerada como parte da Escritura, foi mencionada com certa reserva e suspicácia. Até em época tão tardia como o século XVI Lutero de boa vontade a teria eliminado totalmente do Novo Testamento (William Barclay)”.
De acordo com o Comentário Bíblico Moody, o conteúdo de Tiago “é um pedido em prol do cristianismo vital. Herder captou o teor deste livro quando escreveu: ‘Que nobre é o homem que fala nesta Epístola! Que incansável paciência no sofrimento! Que grandeza na pobreza! Que alegria na tristeza! Simplicidade, sinceridade, confiança direta na oração! Como ele quer ação! Ação, não palavras . . . não uma fé morta!’ (citado por F.W. Farrar em The Early Days of Christianity, pág. 324).
“No verdadeiro espírito dá literatura da Sabedoria, Tiago maneja muitos e diferentes assuntos. Seus parágrafos curtos e abruptos já foram comparados a um colar de pérolas - cada um é uma entidade separada em si mesmo. Há algumas transições lógicas, mas em grande pane as transições são abruptas ou nem existem. Este fenômeno toma impossível um esboço no sentido usual. Aqui está, entretanto, uma lista dos assuntos tratados na ordem de sua ocorrência na epístola”.
“A epístola de Tiago é um dos escritos mais instrutivos do Novo Testamento. Dirigida principalmente contra os erros particulares da época, produzidos entre os cristãos judeus, não contém as mesmas declarações doutrinárias completas de outras epístolas, mas apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos os crentes. Aqui estão manifestas as principais verdades do cristianismo, e se considerada com atenção, demonstrará que coincidem inteiramente com as declarações de Paulo acerca da graça e da justificação, abundando ao mesmo tempo em sérias exortações à paciência da esperança e à obediência da fé e do amor, mescladas com advertências, repreensões e exortações conforme os assuntos tratados. As verdades aqui expostas são muito sérias, e é necessário que em todo o tempo se sustenham e se observem as regras para sua prática. Em Cristo não há ramos mortos ou sem seiva, e a fé não é uma graça ociosa; onde quer que esteja, produz fruto em obras (Mathew Henry)”.
O que surpreende em Tiago é que somente em duas ocasiões se menciona o nome de Jesus (1:1; 2:1); e também que nada se diz acerca da Sua vida, morte e ressurreição. No entanto, a fé do autor inspira todo o discurso e se faz manifesta nas referências ao “bom nome”. Suas expectativas fervorosas com respeito à igreja primitiva devem servir-nos de exemplo.
Valdeci Júnior
Fátima Silva