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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Deuteronômio 30:1|
vehâyâh khiy-yâbho'u `âleykha kol-haddebhâriym hâ'êllehhabberâkhâh vehaqqelâlâh 'asher nâthattiy lephâneykha vahashêbhothâ 'el-lebhâbhekha bekhol-haggoyim 'asher hiddiychakha Adonay 'eloheykhashâmmâh
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2
|Deuteronômio 30:2|
veshabhtâ `adh-Adonay 'eloheykha veshâma`tâ bheqolo kekhol'asher-'ânokhiy metsavvekha hayyom 'attâh ubhâneykha bekhol-lebhâbhkhaubhekhâl-naphshekha
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3
|Deuteronômio 30:3|
veshâbh Adonay 'eloheykha 'eth-shebhuthekhaverichamekha veshâbh veqibbetskha mikkol-hâ`ammiym 'asher hephiytskhaAdonay 'eloheykha shâmmâh
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4
|Deuteronômio 30:4|
'im-yihyeh niddachakha biqtsêhhashâmâyim mishâm yeqabbetskha Adonay 'eloheykha umishâmyiqqâchekha
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5
|Deuteronômio 30:5|
vehebhiy'akha Adonay 'eloheykha 'el-hâ'ârets 'asher-yârshu 'abhotheykha viyrishtâh vehêythibhkha vehirbekha mê'abhotheykha
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6
|Deuteronômio 30:6|
umâl Adonay 'eloheykha 'eth-lebhâbhkha ve'eth-lebhabh zar`ekhale'ahabhâh 'eth-Adonay 'eloheykha bekhol-lebhâbhkha ubhekhâl-naphshekha.lema`an chayyeykha
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7
|Deuteronômio 30:7|
venâthan Adonay 'eloheykha 'êth kol-hâ'âlothhâ'êlleh `al-'oyebheykha ve`al-sone'eykha 'asher redhâphukha
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8
|Deuteronômio 30:8|
ve'attâhthâshubh veshâma`tâ beqol Adonay ve`âsiythâ 'eth-kâl-mitsvothâyv 'asher'ânokhiy metsavvekha hayyom
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9
|Deuteronômio 30:9|
vehothiyrkha Adonay 'eloheykhabekhol ma`asêh yâdhekha biphriy bhithnekha ubhiphriy bhehemtekha ubhiphriy'adhmâthkha lethobhâh kiy yâshubh Adonay lâsus `âleykha lethobh ka'asher-sâs `al-'abhotheykha
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10
|Deuteronômio 30:10|
kiy thishma` beqol Adonay 'eloheykha lishmormitsvothâyv vechuqqothâyv hakkethubhâh besêpher hattorâh hazzeh kiythâshubh 'el-Adonay 'eloheykha bekhol-lebhâbhkha ubhekhâl-naphshekha ph
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva