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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Deuteronômio 7:1|
kiy yebhiy'akha Adonay 'eloheykha 'el-hâ'ârets'asher-'attâh bhâ'-shâmmâh lerishtâh venâshal goyim-rabbiymmippâneykha hachittiy vehaggirgâshiy vehâ'emoriy vehakkena`aniyvehapperizziy vehachivviy vehaybhusiy shibh`âh ghoyim rabbiymva`atsumiym mimmekhâ
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2
|Deuteronômio 7:2|
unethânâm Adonay 'eloheykhalephâneykha vehikkiythâm hacharêm tachariym 'othâm lo'-thikhroth lâhemberiyth velo' thechânnêm
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3
|Deuteronômio 7:3|
velo' thithchattên bâm bittekha lo'-thittên libhnoubhitto lo'-thiqqach libhnekha
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4
|Deuteronômio 7:4|
kiy-yâsiyr 'eth-binkha mê'acharay ve`âbhedhu'elohiym 'achêriym vechârâh 'aph-Adonay bâkhem vehishmiydhkhamahêr
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5
|Deuteronômio 7:5|
kiy-'im-koh tha`asu lâhem mizbechothêyhem tittotsuumatsêbhothâm teshabbêru va'ashêyrêhem teghaddê`un uphesiylêyhemtisrephun bâ'êsh
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6
|Deuteronômio 7:6|
kiy `am qâdhosh 'attâh layhvh 'eloheykha bekha bâcharAdonay 'eloheykha lihyoth lo le`am seghullâh mikkol hâ`ammiym'asher `al-penêy hâ'adhâmâh s
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7
|Deuteronômio 7:7|
lo' mêrubbekhem mikkol-hâ`ammiym.châshaq Adonay bâkhem vayyibhchar bâkhem kiy-'attem ham`athmikkol-hâ`ammiym
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8
|Deuteronômio 7:8|
kiy mê'ahabhath Adonay 'ethkhem umishâmro'eth-hashebhu`âh 'asher nishba` la'abhothêykhem hotsiy' Adonay 'ethkhembeyâdh chazâqâh vayyiphdekha mibbêyth `abhâdhiym miyyadh par`ohmelekh-mitsrâyim
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9
|Deuteronômio 7:9|
veyâdha`tâ kiy-Adonay 'eloheykha hu'hâ'elohiym hâ'êl hanne'emân shomêr habberiyth vehachesedhle'ohabhâyv uleshomerêy mitsvotho [mitsvothâyv] le'eleph dor
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10
|Deuteronômio 7:10|
umeshallêm lesone'âyv 'el-pânâyv leha'abhiydho lo' ye'achêr lesone'o'el-pânâyv yeshallem-lo
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva