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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Deuteronômio 12:1|
'êlleh hachuqqiym vehammishpâthiym 'asher tishmerun.la`asoth bâ'ârets 'asher nâthan Adonay 'elohêy 'abhotheykha lekhalerishtâh kol-hayyâmiym 'asher-'attem chayyiym `al-hâ'adhâmâh
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2
|Deuteronômio 12:2|
'abbêdh te'abbedhun 'eth-kâl-hammeqomoth 'asher `âbhdhu-shâm haggoyim'asher 'attem yoreshiym 'othâm 'eth-'elohêyhem `al-hehâriymhârâmiym ve`al-haggebhâ`oth vethachath kol-`êts ra`anân
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3
|Deuteronômio 12:3|
venittatstem'eth-mizbchothâm veshibbartem 'eth-matsêbhothâm va'ashêrêyhem tisrephunbâ'êsh uphesiylêy 'elohêyhem teghaddê`un ve'ibbadhtem 'eth-shemâmmin-hammâqom hahu'
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4
|Deuteronômio 12:4|
lo'-tha`asun kên layhvh 'elohêykhem
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5
|Deuteronômio 12:5|
kiy 'im-'el-hammâqom 'asher-yibhchar Adonay 'elohêykhemmikkol-shibhthêykhem lâsum 'eth-shemo shâm leshikhno thidhreshu ubhâ'thâshâmmâh
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6
|Deuteronômio 12:6|
vahabhê'them shâmmâh `olothêykhem vezibhchêykhem ve'êthma`serothêykhem ve'êth terumath yedhkhem venidhrêykhem venidhbhothêykhemubhekhoroth beqarkhem vetso'nkhem
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7
|Deuteronômio 12:7|
va'akhaltem-shâm liphnêy Adonay'elohêykhem usemachtem bekhol mishlach yedhkhem 'attem ubhâttêykhem'asher bêrakhkha Adonay 'eloheykha
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8
|Deuteronômio 12:8|
lo' tha`asun kekhol 'asher'anachnu `osiym poh hayyom 'iysh kol-hayyâshâr be`êynâyv
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9
|Deuteronômio 12:9|
kiylo'-bâ'them `adh-`âttâh 'el-hammenuchâh ve'el-hannachalâh 'asher-Adonay 'eloheykha nothên lâkh
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10
|Deuteronômio 12:10|
va`abhartem 'eth-hayyardênviyshabhtem bâ'ârets 'asher-Adonay 'elohêykhem manchiyl 'ethkhemvehêniyach lâkhem mikkol-'oyebhêykhem missâbhiybh viyshabhtem-bethach
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva