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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Deuteronômio 12:1|
'êlleh hachuqqiym vehammishpâthiym 'asher tishmerun.la`asoth bâ'ârets 'asher nâthan Adonay 'elohêy 'abhotheykha lekhalerishtâh kol-hayyâmiym 'asher-'attem chayyiym `al-hâ'adhâmâh
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2
|Deuteronômio 12:2|
'abbêdh te'abbedhun 'eth-kâl-hammeqomoth 'asher `âbhdhu-shâm haggoyim'asher 'attem yoreshiym 'othâm 'eth-'elohêyhem `al-hehâriymhârâmiym ve`al-haggebhâ`oth vethachath kol-`êts ra`anân
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3
|Deuteronômio 12:3|
venittatstem'eth-mizbchothâm veshibbartem 'eth-matsêbhothâm va'ashêrêyhem tisrephunbâ'êsh uphesiylêy 'elohêyhem teghaddê`un ve'ibbadhtem 'eth-shemâmmin-hammâqom hahu'
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4
|Deuteronômio 12:4|
lo'-tha`asun kên layhvh 'elohêykhem
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5
|Deuteronômio 12:5|
kiy 'im-'el-hammâqom 'asher-yibhchar Adonay 'elohêykhemmikkol-shibhthêykhem lâsum 'eth-shemo shâm leshikhno thidhreshu ubhâ'thâshâmmâh
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6
|Deuteronômio 12:6|
vahabhê'them shâmmâh `olothêykhem vezibhchêykhem ve'êthma`serothêykhem ve'êth terumath yedhkhem venidhrêykhem venidhbhothêykhemubhekhoroth beqarkhem vetso'nkhem
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7
|Deuteronômio 12:7|
va'akhaltem-shâm liphnêy Adonay'elohêykhem usemachtem bekhol mishlach yedhkhem 'attem ubhâttêykhem'asher bêrakhkha Adonay 'eloheykha
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8
|Deuteronômio 12:8|
lo' tha`asun kekhol 'asher'anachnu `osiym poh hayyom 'iysh kol-hayyâshâr be`êynâyv
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9
|Deuteronômio 12:9|
kiylo'-bâ'them `adh-`âttâh 'el-hammenuchâh ve'el-hannachalâh 'asher-Adonay 'eloheykha nothên lâkh
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10
|Deuteronômio 12:10|
va`abhartem 'eth-hayyardênviyshabhtem bâ'ârets 'asher-Adonay 'elohêykhem manchiyl 'ethkhemvehêniyach lâkhem mikkol-'oyebhêykhem missâbhiybh viyshabhtem-bethach
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva