-
Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|Ezequiel 1:1|
vayhiy bishloshiym shânâh bârebhiy`iy bachamishâh lachodheshva'aniy bhethokh-haggolâh `al-nehar-kebhâr niphtechu hashâmayimvâ'er'eh mar'oth 'elohiym
-
2
|Ezequiel 1:2|
bachamishâh lachodhesh hiy' hashânâhhachamiyshiyth leghâluth hammelekh yoyâkhiyn
-
3
|Ezequiel 1:3|
hâyoh hâyâh dhebhar-Adonay 'el-yechezqê'l ben-buziy hakkohên be'erets kasdiym `al-nehar-kebhâr vattehiy `âlâyv shâm yadh-Adonay
-
4
|Ezequiel 1:4|
vâ'êre' vehinnêhruach se`ârâh bâ'âh min-hatsâphon `ânân gâdhol ve'êsh mithlaqqachathvenoghah lo sâbhiybh umittokhâh ke`êyn hachashmal mittokh hâ'êsh
-
5
|Ezequiel 1:5|
umittokhâh demuth 'arba` chayyoth vezeh mar'êyhen demuth 'âdhâmlâhênnâh
-
6
|Ezequiel 1:6|
ve'arbâ`âh phâniym le'echâth ve'arba` kenâphayim le'achathlâhem
-
7
|Ezequiel 1:7|
veraghlêyhem reghel yeshârâh vekhaph raghlêyhem kekhaph reghel`êghel venotsetsiym ke`êyn nechosheth qâlâl
-
8
|Ezequiel 1:8|
veyâdho [vi][ydhêy] 'âdhâmmittachath kanphêyhem `al 'arba`ath ribh`êyhem uphenêyhem.vekhanphêyhem le'arba`tâm
-
9
|Ezequiel 1:9|
chobheroth 'ishâh 'el-'achothâh kanphêyhemlo'-yissabbu bhelekhtân 'iysh 'el-`êbher pânâyv yêlêkhu
-
10
|Ezequiel 1:10|
udhemuthpenêyhem penêy 'âdhâm uphenêy 'aryêh 'el-hayyâmiyn le'arba`tâmuphenêy-shor mêhasemo'vl le'arba`tân uphenêy-nesher le'arba`tân
-
-
Sugestões

Clique para ler 1 CorÃntios 11-13
23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva