-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|Jeremias 11:1|
haddâbhâr 'asher hâyâh 'el-yirmeyâhu mê'êth Adonaylê'mor
-
2
|Jeremias 11:2|
shim`u 'eth-dibhrêy habberiyth hazzo'th vedhibbartâm 'el-'iyshyehudhâh ve`al-yoshebhêy yerushâlâim
-
3
|Jeremias 11:3|
ve'âmartâ 'alêyhem koh-'âmarAdonay 'elohêy yisrâ'êl 'ârur hâ'iysh 'asher lo' yishma` 'eth-dibhrêyhabberiyth hazzo'th
-
4
|Jeremias 11:4|
'asher tsivviythiy 'eth-'abhothêykhem beyomhotsiy'iy-'othâm mê'erets-mitsrayim mikkur habbarzel lê'mor shim`ubheqoliy va`asiythem 'othâm kekhol 'asher-'atsavveh 'ethkhem vihyiythem.liy le`âm ve'ânokhiy 'ehyeh lâkhem lê'lohiym
-
5
|Jeremias 11:5|
lema`an hâqiym'eth-hashebhu`âh 'asher-nishba`tiy la'abhothêykhem lâthêth lâhem 'erets zâbhathchâlâbh udhebhash kayyom hazzeh vâ'a`an vâ'omar 'âmên Adonays
-
6
|Jeremias 11:6|
vayyo'mer Adonay 'êlay qerâ' 'eth-kâl-haddebhâriym hâ'êllehbe`ârêy yehudhâh ubhechutsoth yerushâlaim lê'mor shim`u 'eth-dibhrêyhabberiyth hazzo'th va`asiythem 'othâm
-
7
|Jeremias 11:7|
kiy hâ`êdh ha`idhothiyba'abhothêykhem beyom ha`alothiy 'othâm mê'erets mitsrayim ve`adh-hayyom hazzeh hashkêm vehâ`êdh lê'mor shim`u beqoliy
-
8
|Jeremias 11:8|
velo'shâme`u velo'-hithu 'eth-'âzenâm vayyêlekhu 'iysh bishriyruth libbâm hârâ`vâ'âbhiy' `alêyhem 'eth-kâl-dibhrêy habberiyth-hazzo'th 'asher-tsivviythiyla`asoth velo' `âsu s
-
9
|Jeremias 11:9|
vayyo'mer Adonay 'êlây nimtsâ'-qesherbe'iysh yehudhâh ubheyoshebhêy yerushâlâim
-
10
|Jeremias 11:10|
shâbhu `al-`avonoth 'abhothâmhâri'shoniym 'asher mê'anu lishmoa` 'eth-debhâray vehêmmâh hâlekhu'acharêy 'elohiym 'achêriym le`âbhedhâm hêphêru bhêyth-yisrâ'êl ubhêythyehudhâh 'eth-beriythiy 'asher kârattiy 'eth-'abhothâm s
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 7-9
13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva