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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jeremias 12:1|
tsaddiyq 'attâh Adonay kiy 'âriybh 'êleykha 'akhmishpâthiym 'adhabbêr 'othâkh maddua` derekh reshâ`iym tsâlêchâh shâlukol-boghedhêy bhâghedh
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2
|Jeremias 12:2|
netha`tâm gam-shorâshu yêlekhu gam-`âsu pheriyqârobh 'attâh bephiyhem verâchoq mikkilyothêyhem
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3
|Jeremias 12:3|
ve'attâhAdonay yedha`tâniy tir'êniy ubhâchantâ libbiy 'ittâkh hattiqêmketso'n lethibhchâh vehaqdishêm leyom harêghâh s
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4
|Jeremias 12:4|
`adh-mâthay te'ebhalhâ'ârets ve`êsebh kol-hasâdheh yiybhâsh mêrâ`ath yoshebhêy-bhâh sâphthâhbhehêmoth vâ`oph kiy 'âmru lo' yir'eh 'eth-'achariythênu
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5
|Jeremias 12:5|
kiy 'eth-raghliym ratstâh vayyal'ukha ve'êykh tethachareh 'eth-hassusiym ubhe'eretsshâlom 'attâh bhothêach ve'êykh ta`aseh bigh'on hayyardên
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6
|Jeremias 12:6|
kiygham-'acheykha ubhêyth-'âbhiykha gam-hêmmâh bâghdhu bhâkh gam-hêmmâh qâr'u 'achareykha mâlê' 'al-ta'amên bâm kiy-yedhabberu'êleykha thobhoth s
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7
|Jeremias 12:7|
`âzabhtiy 'eth-bêythiy nâthashtiy 'eth-nachalâthiy nâthattiy'eth-yedhidhuth naphshiy bekhaph 'oyebheyhâ
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8
|Jeremias 12:8|
hâythâh-liy nachalâthiy ke'aryêhbhayyâ`ar nâthnâh `âlay beqolâh `al-kên senê'thiyhâ
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9
|Jeremias 12:9|
ha`ayith tsâbhua`nachalâthiy liy ha`ayith sâbhiybh `âleyhâ lekhu 'isphu kol-chayyath hasâdhehhêthâyu le'âkhlâh
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10
|Jeremias 12:10|
ro`iym rabbiym shichathu kharmiy bosesu 'eth-chelqâthiy nâthnu 'eth-chelqath chemdâthiy lemidhbar shemâmâh
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva