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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Jeremias 21:1|
haddâbhâr 'asher-hâyâh 'el-yirmeyâhu mê'êth Adonaybishloach 'êlâyv hammelekh tsidhqiyyâhu 'eth-pashchur ben-malkiyyâhve'eth-tsephanyâh bhen-ma`asêyâh hakkohên lê'mor
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2
|Jeremias 21:2|
derâsh-nâ'bha`adhênu 'eth-Adonay kiy nebhukhadhre'tsar melekh-bâbhel nilchâm`âlêynu 'ulay ya`aseh Adonay 'othânu kekhol-niphle'othâyvveya`aleh mê`âlêynu s
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3
|Jeremias 21:3|
vayyo'mer yirmeyâhu 'alêyhem kohtho'mrun 'el-tsidhqiyyâhu
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4
|Jeremias 21:4|
koh-'âmar Adonay 'elohêy yisrâ'êlhineniy mêsêbh 'eth-kelêy hammilchâmâh 'asher beyedhkhem 'asher 'attemnilchâmiym bâm 'eth-melekh bâbhel ve'eth-hakkasdiym hatsâriym`alêykhem michuts lachomâh ve'âsaphtiy 'othâm 'el-tokh hâ`iyr hazzo'th
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5
|Jeremias 21:5|
venilchamtiy 'aniy 'ittekhem beyâdh nethuyâh ubhizroa` chazâqâh ubhe'aphubhechêmâh ubheqetseph gâdhol
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6
|Jeremias 21:6|
vehikkêythiy 'eth-yoshebhêy hâ`iyr hazzo'thve'eth-hâ'âdhâm ve'eth-habbehêmâh bedhebher gâdhol yâmuthu
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7
|Jeremias 21:7|
ve'acharêy-khên ne'um-Adonay 'ettên 'eth-tsidhqiyyâhu melekh-yehudhâh ve'eth-`abhâdhâyv ve'eth-hâ`âm ve'eth-hannish'âriym bâ`iyrhazzo'th min-haddebher min-hacherebh umin-hârâ`âbh beyadhnebhukhadhre'tsar melekh-bâbhel ubheyadh 'oyebhêyhem ubheyadh mebhaqshêynaphshâm vehikkâm lephiy-cherebh lo'-yâchus `alêyhem velo' yachmolvelo' yerachêm
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8
|Jeremias 21:8|
ve'el-hâ`âm hazzeh to'mar koh 'âmar Adonayhineniy nothên liphnêykhem 'eth-derekh hachayyiym ve'eth-derekh.hammâveth
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9
|Jeremias 21:9|
hayyoshêbh bâ`iyr hazzo'th yâmuth bacherebh ubhârâ`âbhubhaddâbher vehayyotsê' venâphal `al-hakkasdiym hatsâriym `alêykhemyichyeh [v][châyâh] vehâythâh-lo naphsho leshâlâl
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10
|Jeremias 21:10|
kiy samtiy phânaybâ`iyr hazzo'th lerâ`âh velo' lethobhâh ne'um-Adonay beyadh-melekhbâbhel tinnâthên userâphâh bâ'êsh s
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Sugestões
Clique para ler 2 Crônicas 21-23
16 de maio LAB 502
BONS PROFETAS
2Crônicas 21-23
Hoje, quero comentar um pouco mais sobre Josafá. Destaco o comentário do livro Nisto Cremos, págs. 291-307:
Josafá, o brei de Judá, achava-se em aflição. Tropas inimigas aproximavam-se, e o panorama parecia não oferecer esperança. O rei “se pôs a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá” (2Crônicas 20:3). As pessoas afluíam ao templo em grande número a fim de suplicar a Deus misericórdia e livramento. Enquanto Josafá dirigia os serviços de oração, suplicou a Deus que modificasse as circunstâncias. Ele orou: “Porventura, não és Tu Deus nos Céus? Não és Tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na Tua mão, está a força e o poder, e não há quem Te possa resistir” (verso 6). Deus não protegeu de modo especial o Seu povo no passado? Não havia Ele concedido o território a Seu povo escolhido? Portanto, Josafá implorou: “Ah! Nosso Deus, acaso não executarás Tu o Teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força ... não sabemos o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em Ti” (verso 12).
Enquanto todo o Judá se encontrava em pé diante do Senhor, ergueu-se Jaaziel. Sua mensagem trouxe encorajamento e orientação para o povo amedrontado. Ele disse: “Não temais, nem vos assusteis... pois a peleja não é vossa, mas de Deus. ... Neste encontro não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará, ... porque o Senhor é convosco” (versos 15-17). Pela manhã, o rei insistiu diante de suas tropas: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis” (verso 20).
O rei creu tão plenamente naquele profeta praticamente desconhecido – Jaaziel – que substituiu a sua linha de frente, colocando em seu lugar um coral que deveria louvar o Senhor e a beleza de Sua santidade! Enquanto as antífonas de fé enchiam os ares, o Senhor achava-Se em operação, trazendo a confusão entre os inimigos que se haviam aliado contra Josafá. O morticínio foi tão grande que não restou “nenhum sobrevivente” (verso 24).
Jaaziel foi o porta-voz de Deus para aquele momento especial. Os profetas desempenharam papel vital, tanto nos tempos do Antigo quanto do Novo Testamentos. Contudo, teria a profecia cessado com o encerramento do cânon bíblico?
O livro de Apocalipse profetiza que o “testemunho de Jesus” haveria de manifestar-se através do “espírito de profecia” nos últimos dias da história terrestre. Isso representa um desafio a todos, no sentido de não assumir uma atitude de indiferença ou descrença, mas “provar todas as coisas” e “reter o que é bom”. Comece a fazer isso na leitura de hoje.
Valdeci Júnior
Fátima Silva