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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jeremias 7:1|
haddâbhâr 'asher hâyâh 'el-yirmeyâhu mê'êth Adonaylê'mor
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2
|Jeremias 7:2|
`amodh besha`ar bêyth Adonay veqârâ'thâ shâm 'eth-haddâbhârhazzeh ve'âmartâ shim`u dhebhar-Adonay kol-yehudhâh habbâ'iymbashe`âriym hâ'êlleh lehishtachavoth layhvh s
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3
|Jeremias 7:3|
koh-'âmar Adonaytsebhâ'oth 'elohêy yisrâ'êl hêythiybhu dharkhêykhem uma`alelêykhemva'ashakkenâh 'ethkhem bammâqom hazzeh
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4
|Jeremias 7:4|
'al-tibhthechu lâkhem 'el-dibhrêy hasheqer lê'mor hêykhal Adonay hêykhal Adonay hêykhalAdonay hêmmâh
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5
|Jeremias 7:5|
kiy 'im-hêythêybh têythiybhu 'eth-darkhêykhemve'eth-ma`alelêykhem 'im-`âso tha`asu mishpâth bêyn 'iysh ubhêyn rê`êhu
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6
|Jeremias 7:6|
gêr yâthom ve'almânâh lo' tha`ashoqu vedhâm nâqiy 'al-tishpekhubammâqom hazzeh ve'acharêy 'elohiym 'achêriym lo' thêlekhu lera`lâkhem
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7
|Jeremias 7:7|
veshikkantiy 'ethkhem bammâqom hazzeh bâ'ârets 'ashernâthattiy la'abhothêykhem lemin-`olâm ve`adh-`olâm
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8
|Jeremias 7:8|
hinnêh 'attembothechiym lâkhem `al-dibhrêy hashâqer lebhiltiy ho`iyl
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9
|Jeremias 7:9|
haghânobh râtsoachvenâ'oph vehishâbhêa` lasheqer veqathêr labbâ`al vehâlokh 'acharêy'elohiym 'achêriym 'asher lo'-yedha`tem
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10
|Jeremias 7:10|
ubhâ'them va`amadhtem.lephânay babbayith hazzeh 'asher niqrâ'-shemiy `âlâyv va'amartemnitsalnu lema`an `asoth 'êth kol-hatto`êbhoth hâ'êlleh
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva