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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jeremias 20:1|
vayyishma` pashchur ben-'immêr hakkohên vehu'-phâqiydhnâghiydh bebhêyth Adonay 'eth-yirmeyâhu nibbâ' 'eth-haddebhâriymhâ'êlleh
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2
|Jeremias 20:2|
vayyakkeh phashchur 'êth yirmeyâhu hannâbhiy' vayyittên'otho `al-hammahpekheth 'asher besha`ar binyâmin hâ`elyon 'asher bebhêythAdonay
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3
|Jeremias 20:3|
vayhiy mimmochorâth vayyotsê' phashchur 'eth-yirmeyâhumin-hammahpâkheth vayyo'mer 'êlâyv yirmeyâhu lo' phashchur qârâ'Adonay shemekha kiy 'im-mâghor missâbhiybh ph
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4
|Jeremias 20:4|
kiy khoh 'âmarAdonay hineniy nothenkha lemâghor lekha ulekhâl-'ohabheykha venâphlubecherebh 'oyebhêyhem ve`êyneykha ro'oth ve'eth-kâl-yehudhâh 'ettênbeyadh melekh-bâbhel vehighlâm bâbhelâh vehikkâm bechârebh
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5
|Jeremias 20:5|
venâthattiy'eth-kâl-chosen hâ`iyr hazzo'th ve'eth-kâl-yeghiy`âh ve'eth-kâl-yeqârâhve'êth kol-'otseroth malkhêy yehudhâh 'ettên beyadh 'oyebhêyhemubhezâzum uleqâchum vehebhiy'um bâbhelâh
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6
|Jeremias 20:6|
ve'attâh phashchur vekholyoshebhêy bhêythekha têlekhu bashebhiy ubhâbhel tâbho' veshâm tâmuth veshâmtiqqâbhêr 'attâh vekhol-'ohabheykha 'asher-nibbê'thâ lâhem bashâqer s
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7
|Jeremias 20:7|
pittiythaniy Adonay vâ'eppâth chazaqtaniy vattukhâl hâyiythiy lischoqkol-hayyom kulloh lo`êgh liy
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8
|Jeremias 20:8|
kiy-middêy 'adhabbêr 'ez`âq châmâsvâshodh 'eqrâ' kiy-hâyâh dhebhar-Adonay liy lecherpâh uleqeles kol-hayyom
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9
|Jeremias 20:9|
ve'âmartiy lo'-'ezkerennu velo'-'adhabbêr `odh bishmovehâyâh bhelibbiy ke'êsh bo`ereth `âtsur be`atsmothây venil'êythiy kalkhêlvelo' 'ukhâl
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10
|Jeremias 20:10|
kiy shâma`tiy dibbath rabbiym mâghor missâbhiybhhaggiydhu venaggiydhennu kol 'enosh shelomiy shomerêy tsal`iy 'ulayyephutteh venukhelâh lo veniqchâh niqmâthênu mimmennu
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva