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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jeremias 2:1|
vayhiy dhebhar-Adonay 'êlay lê'mor
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2
|Jeremias 2:2|
hâlokh veqârâ'thâbhe'âzenêy yerushâlaim lê'mor koh 'âmar Adonay zâkhartiy lâkhchesedh ne`urayikh 'ahabhath kelulothâyikh lekhtêkh 'acharay bammidhbârbe'erets lo' zeru`âh
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3
|Jeremias 2:3|
qodhesh yisrâ'êl layhvh rê'shiyth tebhu'âthohkol-'okhelâyv ye'shâmu râ`âh tâbho' 'alêyhem ne'um-Adonay ph
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4
|Jeremias 2:4|
shim`u dhebhar-Adonay bêyth ya`aqobh vekhol-mishpechoth bêyth yisrâ'êl
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5
|Jeremias 2:5|
koh 'âmar Adonay mah-mâts'u 'abhothêykhem biy `âvel kiy.râchaqu mê`âlây vayyêlekhu 'acharêy hahebhel vayyehbâlu
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6
|Jeremias 2:6|
velo''âmru 'ayyêh Adonay hamma`aleh 'othânu mê'erets mitsrâyimhammoliykh 'othânu bammidhbâr be'erets `arâbhâh veshuchâh be'eretstsiyyâh vetsalmâveth be'erets lo'-`âbhar bâh 'iysh velo'-yâshabh 'âdhâmshâm
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7
|Jeremias 2:7|
vâ'âbhiy' 'ethkhem 'el-'erets hakkarmel le'ekhol piryâh vethubhâhvattâbho'u vattethamme'u 'eth-'artsiy venachalâthiy samtem letho`êbhâh
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8
|Jeremias 2:8|
hakkohaniym lo' 'âmru 'ayyêh Adonay vethophesêy hattorâh lo'yedhâ`uniy vehâro`iym pâsh`u bhiy vehannebhiy'iym nibbe'u bhabba`alve'acharêy lo'-yo`ilu hâlâkhu
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9
|Jeremias 2:9|
lâkhên `odh 'âriybh 'ittekhem ne'um-Adonay ve'eth-benêy bhenêykhem 'âriybh
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10
|Jeremias 2:10|
kiy `ibhru 'iyyêykhittiyyiym ure'u veqêdhâr shilchu vehithbonenu me'odh ure'u hên hâythâhkâzo'th
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva