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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Jeremias 2:1|
vayhiy dhebhar-Adonay 'êlay lê'mor
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2
|Jeremias 2:2|
hâlokh veqârâ'thâbhe'âzenêy yerushâlaim lê'mor koh 'âmar Adonay zâkhartiy lâkhchesedh ne`urayikh 'ahabhath kelulothâyikh lekhtêkh 'acharay bammidhbârbe'erets lo' zeru`âh
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3
|Jeremias 2:3|
qodhesh yisrâ'êl layhvh rê'shiyth tebhu'âthohkol-'okhelâyv ye'shâmu râ`âh tâbho' 'alêyhem ne'um-Adonay ph
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4
|Jeremias 2:4|
shim`u dhebhar-Adonay bêyth ya`aqobh vekhol-mishpechoth bêyth yisrâ'êl
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5
|Jeremias 2:5|
koh 'âmar Adonay mah-mâts'u 'abhothêykhem biy `âvel kiy.râchaqu mê`âlây vayyêlekhu 'acharêy hahebhel vayyehbâlu
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6
|Jeremias 2:6|
velo''âmru 'ayyêh Adonay hamma`aleh 'othânu mê'erets mitsrâyimhammoliykh 'othânu bammidhbâr be'erets `arâbhâh veshuchâh be'eretstsiyyâh vetsalmâveth be'erets lo'-`âbhar bâh 'iysh velo'-yâshabh 'âdhâmshâm
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7
|Jeremias 2:7|
vâ'âbhiy' 'ethkhem 'el-'erets hakkarmel le'ekhol piryâh vethubhâhvattâbho'u vattethamme'u 'eth-'artsiy venachalâthiy samtem letho`êbhâh
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8
|Jeremias 2:8|
hakkohaniym lo' 'âmru 'ayyêh Adonay vethophesêy hattorâh lo'yedhâ`uniy vehâro`iym pâsh`u bhiy vehannebhiy'iym nibbe'u bhabba`alve'acharêy lo'-yo`ilu hâlâkhu
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9
|Jeremias 2:9|
lâkhên `odh 'âriybh 'ittekhem ne'um-Adonay ve'eth-benêy bhenêykhem 'âriybh
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10
|Jeremias 2:10|
kiy `ibhru 'iyyêykhittiyyiym ure'u veqêdhâr shilchu vehithbonenu me'odh ure'u hên hâythâhkâzo'th
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Sugestões
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03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva