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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Jeremias 17:1|
chatha'th yehudhâh kethubhâh be`êth barzel betsipporen shâmiyrcharushâh `al-luach libbâm uleqarnoth mizbechothêykhem
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2
|Jeremias 17:2|
kizkorbenêyhem mizbechothâm va'ashêrêyhem `al-`êts ra`anân `al gebhâ`othhaggebhohoth
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3
|Jeremias 17:3|
harâriy basâdheh chêylkha khol-'otserotheykha lâbhaz 'ettênbâmotheykha bechathâ'th bekhol-gebhuleykha
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4
|Jeremias 17:4|
veshâmathtâh ubhekhaminnachalâthkha 'asher nâthattiy lâkh veha`abhadhtiykha 'eth-'oyebheykhabâ'ârets 'asher lo'-yâdhâ`tâ kiy-'êsh qedhachtem be'appiy `adh-`olâmtuqâdh s
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5
|Jeremias 17:5|
koh 'âmar Adonay 'ârur haggebher 'asher yibhthachbâ'âdhâm vesâm bâsâr zero`o umin-Adonay yâsur libbo
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6
|Jeremias 17:6|
vehâyâhke`ar`âr bâ`arâbhâh velo' yir'eh kiy-yâbho' thobh veshâkhan charêriymbammidhbâr 'erets melêchâh velo' thêshêbh s
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7
|Jeremias 17:7|
bârukh haggebher 'asheryibhthach bayhvh vehâyâh Adonay mibhthacho
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8
|Jeremias 17:8|
vehâyâh ke`êts shâthul`al-mayim ve`al-yubhal yeshallach shârâshâyv velo' yirâ' [yir'eh] kiy-yâbho' chom vehâyâh `âlêhu ra`anân ubhishnath batsoreth lo' yidh'âghvelo' yâmiysh mê`asoth periy
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9
|Jeremias 17:9|
`âqobh hallêbh mikkol ve'ânush hu'miy yêdhâ`ennu
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10
|Jeremias 17:10|
'aniy Adonay choqêr lêbh bochên kelâyoth velâthêthle'iysh kedharko [ki][dherâkhâyv] kiphriy ma`alâlâyv s
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Sugestões
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12 de agosto LAB 590
TENTATIVAS
Jeremias 07-09
Gente que fica em cima do muro. Gente que nem é nem deixa de ser. Crente que não tem coragem de largar a igreja, mas também não tem a coragem de deixar de amar o mundo. Conhece pessoas assim? Você sabia que essas pessoas são as mais infelizes do mundo? Porque elas perdem os dois lados da moeda: a oportunidade de curtir os prazeres que o pecado oferece, numa curta e infernal vida, e também a oportunidade de viver eternamente com Deus.
O indivíduo que abre mão de todas as coisas que não são aprovadas pelos princípios bíblicos, apesar de gostar muito de tais coisas, mas por amar, integral e incondicionalmente a Jesus, será recompensado. Viverá eternamente com Deus, curtindo infinitos prazeres. Por outro lado, a pessoa que é honesta o suficiente para admitir a própria insanidade de que esse negócio de Deus e vida eterna não são com ela, perderá o Céu, mas ele viverá a vidinha curta dos prazeres doloridos deste mundo aqui.
Contudo, a pessoa que se engana não praticando as coisas erradas desse mundo, mas guardando-as no coração, é um tipo de pessoa muito tola. E o pior: você e eu corremos esse risco. É exatamente entre o povo de Deus que acontece a síndrome do povo do tempo de Jeremias. Aquele profeta presenciou, muito de perto, tal hipocrisia que acontecia na vida dos seus irmãos, conterrâneos, amigos, pastores, etc. A síndrome da inutilidade da falsa religião era desencadeada de um apego falso ao pensamento de que o templo poderia proteger do comportamento iníquo (Jeremias 7). “Igreja não salva ninguém” é um jargão que deve ser considerado. Só por ter nascido em uma família ortodoxa e ser cadastrado como um membro regular de uma igreja, você acha que será salvo? Ter cargos na igreja pode salvar alguém? Quem carrega consigo essas falsas convicções já está perdido.
O único que pode salvar é Aquele que entra em cenário em Jeremias 7-9. Ele faz de tudo para despertar o povo da sonolência mortífera quanto ao verdadeiro significado da vida religiosa. Deus é capaz de fazer de tudo o possível (e até muitas coisas impossíveis) para salvar-lhe. E nisso entra também a disciplina. O vale da matança (cáp. 7) pode ser ilustrado com uma caixa de batatas da qual você lança fora as podres a fim de ainda salvar as que estão boas. Os castigos do capítulo oito representam as atitudes de um pai que quer moldar o caráter de um filho, fazendo parte, também, do processo educacional. Escute-lhe o suspiro: “Vejam, sou eu que vou refiná-los e prová-los. Que mais posso eu fazer pelo meu povo?”
Valdeci Júnior
Fátima Silva