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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jeremias 17:1|
chatha'th yehudhâh kethubhâh be`êth barzel betsipporen shâmiyrcharushâh `al-luach libbâm uleqarnoth mizbechothêykhem
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2
|Jeremias 17:2|
kizkorbenêyhem mizbechothâm va'ashêrêyhem `al-`êts ra`anân `al gebhâ`othhaggebhohoth
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3
|Jeremias 17:3|
harâriy basâdheh chêylkha khol-'otserotheykha lâbhaz 'ettênbâmotheykha bechathâ'th bekhol-gebhuleykha
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4
|Jeremias 17:4|
veshâmathtâh ubhekhaminnachalâthkha 'asher nâthattiy lâkh veha`abhadhtiykha 'eth-'oyebheykhabâ'ârets 'asher lo'-yâdhâ`tâ kiy-'êsh qedhachtem be'appiy `adh-`olâmtuqâdh s
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5
|Jeremias 17:5|
koh 'âmar Adonay 'ârur haggebher 'asher yibhthachbâ'âdhâm vesâm bâsâr zero`o umin-Adonay yâsur libbo
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6
|Jeremias 17:6|
vehâyâhke`ar`âr bâ`arâbhâh velo' yir'eh kiy-yâbho' thobh veshâkhan charêriymbammidhbâr 'erets melêchâh velo' thêshêbh s
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7
|Jeremias 17:7|
bârukh haggebher 'asheryibhthach bayhvh vehâyâh Adonay mibhthacho
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8
|Jeremias 17:8|
vehâyâh ke`êts shâthul`al-mayim ve`al-yubhal yeshallach shârâshâyv velo' yirâ' [yir'eh] kiy-yâbho' chom vehâyâh `âlêhu ra`anân ubhishnath batsoreth lo' yidh'âghvelo' yâmiysh mê`asoth periy
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9
|Jeremias 17:9|
`âqobh hallêbh mikkol ve'ânush hu'miy yêdhâ`ennu
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10
|Jeremias 17:10|
'aniy Adonay choqêr lêbh bochên kelâyoth velâthêthle'iysh kedharko [ki][dherâkhâyv] kiphriy ma`alâlâyv s
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva