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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jeremias 32:1|
haddâbhâr 'asher-hâyâh 'el-yirmeyâhu mê'êth Adonaybishnath [ba][shânâh] hâ`asiriyth letsidhqiyyâhu melekh yehudhâh hiy'hashânâh shemoneh-`esrêh shânâh linbhukhadhre'tsar
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2
|Jeremias 32:2|
ve'âz chêyl melekhbâbhel tsâriym `al-yerushâlâim veyirmeyâhu hannâbhiy' hâyâh khâlu'bachatsar hammathârâh 'asher bêyth-melekh yehudhâh
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3
|Jeremias 32:3|
'asher kelâ'otsidhqiyyâhu melekh-yehudhâh lê'mor maddua` 'attâh nibbâ' lê'morkoh 'âmar Adonay hineniy nothên 'eth-hâ`iyr hazzo'th beyadhmelekh-bâbhel ulekhâdhâh
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4
|Jeremias 32:4|
vetsidhqiyyâhu melekh yehudhâh lo' yimmâlêthmiyyadh hakkasdiym kiy hinnâthon yinnâthên beyadh melekh-bâbhelvedhibber-piyv `im-piyv ve`êynâyv 'eth-`êyno [`êynâyv] tir'eynâh
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5
|Jeremias 32:5|
ubhâbhel yolikh 'eth-tsidhqiyyâhu veshâm yihyeh `adh-poqdhiy 'otho ne'um-Adonay kiy thillâchamu 'eth-hakkasdiym lo' thatsliychu ph
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6
|Jeremias 32:6|
vayyo'mer yirmeyâhu hâyâh debhar-Adonay 'êlay lê'mor
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7
|Jeremias 32:7|
hinnêh chanam'êl ben-shallum dodhekha bâ' 'êleykha lê'mor qenêhlekha 'eth-sâdhiy 'asher ba`anâthoth kiy lekha mishpath hagge'ullâh liqnoth
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8
|Jeremias 32:8|
vayyâbho' 'êlay chanam'êl ben-dodhiy kidhbhar Adonay 'el-chatsar.hammathârâh vayyo'mer 'êlay qenêh nâ' 'eth-sâdhiy 'asher-ba`anâthoth'asher be'erets binyâmiyn kiy-lekha mishpath hayrushâh ulekha hagge'ullâhqenêh-lâkh vâ'êdha` kiy dhebhar-Adonay hu'
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9
|Jeremias 32:9|
vâ'eqneh 'eth-hasâdhehmê'êth chanam'êl ben-dodhiy 'asher ba`anâthoth vâ'eshqalâh-lo 'eth-hakkeseph shibh`âh sheqâliym va`asârâh hakkâseph
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10
|Jeremias 32:10|
vâ'ekhtobhbassêpher vâ'echtom vâ'â`êdh `êdhiym vâ'eshqol hakkesephbemo'znâyim
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva