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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Jeremias 32:1|
haddâbhâr 'asher-hâyâh 'el-yirmeyâhu mê'êth Adonaybishnath [ba][shânâh] hâ`asiriyth letsidhqiyyâhu melekh yehudhâh hiy'hashânâh shemoneh-`esrêh shânâh linbhukhadhre'tsar
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2
|Jeremias 32:2|
ve'âz chêyl melekhbâbhel tsâriym `al-yerushâlâim veyirmeyâhu hannâbhiy' hâyâh khâlu'bachatsar hammathârâh 'asher bêyth-melekh yehudhâh
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3
|Jeremias 32:3|
'asher kelâ'otsidhqiyyâhu melekh-yehudhâh lê'mor maddua` 'attâh nibbâ' lê'morkoh 'âmar Adonay hineniy nothên 'eth-hâ`iyr hazzo'th beyadhmelekh-bâbhel ulekhâdhâh
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4
|Jeremias 32:4|
vetsidhqiyyâhu melekh yehudhâh lo' yimmâlêthmiyyadh hakkasdiym kiy hinnâthon yinnâthên beyadh melekh-bâbhelvedhibber-piyv `im-piyv ve`êynâyv 'eth-`êyno [`êynâyv] tir'eynâh
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5
|Jeremias 32:5|
ubhâbhel yolikh 'eth-tsidhqiyyâhu veshâm yihyeh `adh-poqdhiy 'otho ne'um-Adonay kiy thillâchamu 'eth-hakkasdiym lo' thatsliychu ph
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6
|Jeremias 32:6|
vayyo'mer yirmeyâhu hâyâh debhar-Adonay 'êlay lê'mor
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7
|Jeremias 32:7|
hinnêh chanam'êl ben-shallum dodhekha bâ' 'êleykha lê'mor qenêhlekha 'eth-sâdhiy 'asher ba`anâthoth kiy lekha mishpath hagge'ullâh liqnoth
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8
|Jeremias 32:8|
vayyâbho' 'êlay chanam'êl ben-dodhiy kidhbhar Adonay 'el-chatsar.hammathârâh vayyo'mer 'êlay qenêh nâ' 'eth-sâdhiy 'asher-ba`anâthoth'asher be'erets binyâmiyn kiy-lekha mishpath hayrushâh ulekha hagge'ullâhqenêh-lâkh vâ'êdha` kiy dhebhar-Adonay hu'
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9
|Jeremias 32:9|
vâ'eqneh 'eth-hasâdhehmê'êth chanam'êl ben-dodhiy 'asher ba`anâthoth vâ'eshqalâh-lo 'eth-hakkeseph shibh`âh sheqâliym va`asârâh hakkâseph
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10
|Jeremias 32:10|
vâ'ekhtobhbassêpher vâ'echtom vâ'â`êdh `êdhiym vâ'eshqol hakkesephbemo'znâyim
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Sugestões
Clique para ler Jeremias 7-9
12 de agosto LAB 590
TENTATIVAS
Jeremias 07-09
Gente que fica em cima do muro. Gente que nem é nem deixa de ser. Crente que não tem coragem de largar a igreja, mas também não tem a coragem de deixar de amar o mundo. Conhece pessoas assim? Você sabia que essas pessoas são as mais infelizes do mundo? Porque elas perdem os dois lados da moeda: a oportunidade de curtir os prazeres que o pecado oferece, numa curta e infernal vida, e também a oportunidade de viver eternamente com Deus.
O indivíduo que abre mão de todas as coisas que não são aprovadas pelos princípios bíblicos, apesar de gostar muito de tais coisas, mas por amar, integral e incondicionalmente a Jesus, será recompensado. Viverá eternamente com Deus, curtindo infinitos prazeres. Por outro lado, a pessoa que é honesta o suficiente para admitir a própria insanidade de que esse negócio de Deus e vida eterna não são com ela, perderá o Céu, mas ele viverá a vidinha curta dos prazeres doloridos deste mundo aqui.
Contudo, a pessoa que se engana não praticando as coisas erradas desse mundo, mas guardando-as no coração, é um tipo de pessoa muito tola. E o pior: você e eu corremos esse risco. É exatamente entre o povo de Deus que acontece a síndrome do povo do tempo de Jeremias. Aquele profeta presenciou, muito de perto, tal hipocrisia que acontecia na vida dos seus irmãos, conterrâneos, amigos, pastores, etc. A síndrome da inutilidade da falsa religião era desencadeada de um apego falso ao pensamento de que o templo poderia proteger do comportamento iníquo (Jeremias 7). “Igreja não salva ninguém” é um jargão que deve ser considerado. Só por ter nascido em uma família ortodoxa e ser cadastrado como um membro regular de uma igreja, você acha que será salvo? Ter cargos na igreja pode salvar alguém? Quem carrega consigo essas falsas convicções já está perdido.
O único que pode salvar é Aquele que entra em cenário em Jeremias 7-9. Ele faz de tudo para despertar o povo da sonolência mortífera quanto ao verdadeiro significado da vida religiosa. Deus é capaz de fazer de tudo o possível (e até muitas coisas impossíveis) para salvar-lhe. E nisso entra também a disciplina. O vale da matança (cáp. 7) pode ser ilustrado com uma caixa de batatas da qual você lança fora as podres a fim de ainda salvar as que estão boas. Os castigos do capítulo oito representam as atitudes de um pai que quer moldar o caráter de um filho, fazendo parte, também, do processo educacional. Escute-lhe o suspiro: “Vejam, sou eu que vou refiná-los e prová-los. Que mais posso eu fazer pelo meu povo?”
Valdeci Júnior
Fátima Silva