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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jeremias 24:1|
hir'aniy Adonay vehinnêh shenêy dudhâ'êy the'êniymmu`âdhiym liphnêy hêykhal Adonay 'acharêy haghloth nebhukhadhre'tsarmelekh-bâbhel 'eth-yekhonyâhu bhen-yehoyâqiym melekh-yehudhâhve'eth-sârêy yehudhâh ve'eth-hechârâsh ve'eth-hammasgêr miyrushâlaimvaybhi'êm bâbhel
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2
|Jeremias 24:2|
haddudh 'echâdh te'êniym thobhoth me'odh kith'ênêyhabbakkuroth vehaddudh 'echâdh te'êniym râ`oth me'odh 'asher lo'-thê'âkhalnâh mêroa` s
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3
|Jeremias 24:3|
vayyo'mer Adonay 'êlay mâh-'attâhro'eh yirmeyâhu vâ'omar te'êniym hatte'êniym hathobhoth thobhoth me'odhvehârâ`oth râ`oth me'odh 'asher lo'-thê'âkhalnâh mêroa` ph
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4
|Jeremias 24:4|
vayhiy dhebhar-Adonay 'êlay lê'mor
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5
|Jeremias 24:5|
koh-'âmar Adonay 'elohêy yisrâ'êlkatte'êniym hathobhoth hâ'êlleh kên-'akkiyr 'eth-gâluth yehudhâh 'ashershillachtiy min-hammâqom hazzeh 'erets kasdiym lethobhâh
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6
|Jeremias 24:6|
vesamtiy.`êyniy `alêyhem lethobhâh vahashibhothiym `al-hâ'ârets hazzo'thubheniythiym velo' 'eheros unetha`tiym velo' 'ettosh
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7
|Jeremias 24:7|
venâthattiy lâhemlêbh lâdha`ath 'othiy kiy 'aniy Adonay vehâyu-liy le`âm ve'ânokhiy'ehyeh lâhem lê'lohiym kiy-yâshubhu 'êlay bekhol-libbâm s
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8
|Jeremias 24:8|
vekhatte'êniym hârâ`oth 'asher lo'-thê'âkhalnâh mêroa` kiy-khoh 'âmarAdonay kên 'ettên 'eth-tsidhqiyyâhu melekh-yehudhâh ve'eth-sârâyvve'êth she'êriyth yerushâlaim hannish'âriym bâ'ârets hazzo'thvehayyoshebhiym be'erets mitsrâyim
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9
|Jeremias 24:9|
unethattiym lizvâ`âh [l][za`avâh]lerâ`âh lekhol mamlekhoth hâ'ârets lecherpâh ulemâshâl lishniynâhveliqlâlâh bekhol-hammeqomoth 'asher-'addiychêm shâm
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10
|Jeremias 24:10|
veshillachtiybhâm 'eth-hacherebh 'eth-hârâ`âbh ve'eth-haddâbher `adh-tummâm mê`alhâ'adhâmâh 'asher-nâthattiy lâhem vela'abhothêyhem ph
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Sugestões

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11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva