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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jeremias 26:1|
berê'shiyth mamlekhuth yehoyâqiym ben-yo'shiyyâhu melekhyehudhâh hâyâh haddâbhâr hazzeh mê'êth Adonay lê'mor
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2
|Jeremias 26:2|
koh'âmar Adonay `amodh bachatsar bêyth-Adonay vedhibbartâ `al-kâl-`ârêy yehudhâh habbâ'iym lehishtachavoth bêyth-Adonay 'êth kol-haddebhâriym 'asher tsivviythiykha ledhabbêr 'alêyhem 'al-tighra` dâbhâr
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3
|Jeremias 26:3|
'ulay yishme`u veyâshubhu 'iysh middarko hârâ`âh venichamtiy 'el-hârâ`âh 'asher 'ânokhiy choshêbh la`asoth lâhem mippenêy roa`ma`alelêyhem
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4
|Jeremias 26:4|
ve'âmartâ 'alêyhem koh 'âmar Adonay 'im-lo'.thishme`u 'êlay lâlekheth bethorâthiy 'asher nâthattiy liphnêykhem
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5
|Jeremias 26:5|
lishmoa``al-dibhrêy `abhâdhay hannebhi'iym 'asher 'ânokhiy sholêach 'alêykhemvehashkêm veshâloach velo' shema`tem
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6
|Jeremias 26:6|
venâthattiy 'eth-habbayith hazzehkeshiloh ve'eth-hâ`iyr hazzo'thâh [ha][zo'th] 'ettên liqlâlâh lekhol goyêyhâ'ârets s
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7
|Jeremias 26:7|
vayyishme`u hakkohaniym vehannebhi'iym vekhol-hâ`âm'eth-yirmeyâhu medhabbêr 'eth-haddebhâriym hâ'êlleh bebhêythAdonay
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8
|Jeremias 26:8|
vayhiy kekhalloth yirmeyâhu ledhabbêr 'êth kol-'asher-tsivvâh Adonay ledhabbêr 'el-kâl-hâ`âm vayyithpesu 'othohakkohaniym vehannebhi'iym vekhol-hâ`âm lê'mor moth tâmuth
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9
|Jeremias 26:9|
maddua` nibbêythâ bheshêm-Adonay lê'mor keshilo yihyeh habbayithhazzeh vehâ`iyr hazzo'th techerabh mê'êyn yoshêbh vayyiqqâhêl kol-hâ`âm 'el-yirmeyâhu bebhêyth Adonay
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10
|Jeremias 26:10|
vayyishme`u sârêyyehudhâh 'êth haddebhâriym hâ'êlleh vayya`alu mibbêyth-hammelekhbêyth Adonay vayyêshebhu bephethach sha`ar-Adonay hechâdhâsh s
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Sugestões

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11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva