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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Jeremias 43:1|
vayhiy kekhalloth yirmeyâhu ledhabbêr 'el-kâl-hâ`âm 'eth-kâl-dibhrêy Adonay 'elohêyhem 'asher shelâcho Adonay'elohêyhem 'alêyhem 'êth kol-haddebhâriym hâ'êlleh s
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2
|Jeremias 43:2|
vayyo'mer`azaryâh bhen-hosha`yâh veyochânân ben-qârêach vekhol-hâ'anâshiymhazzêdhiym 'omeriym 'el-yirmeyâhu sheqer 'attâh medhabbêr lo'shelâchakha Adonay 'elohêynu lê'mor lo'-thâbho'u mitsrayim lâghurshâm
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3
|Jeremias 43:3|
kiy bârukh ben-nêriyyâh massiyth 'othekha bânu lema`an têth'othânu bheyadh-hakkasdiym lehâmiyth 'othânu ulehaghloth 'othânu bâbhel
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4
|Jeremias 43:4|
velo'-shâma` yochânân ben-qârêach vekhol-sârêy hachayâliym vekhol-hâ`âm beqol Adonay lâshebheth be'erets yehudhâh
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5
|Jeremias 43:5|
vayyiqqachyochânân ben-qârêach vekhol-sârêy hachayâliym 'êth kol-she'êriythyehudhâh 'asher-shâbhu mikkol-haggoyim 'asher niddechu-shâm lâghurbe'erets yehudhâh
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6
|Jeremias 43:6|
'eth-haggebhâriym ve'eth-hannâshiym ve'eth-hathaphve'eth-benoth hammelekh ve'êth kol-hannephesh 'asher hinniyachnebhuzar'adhân rabh-thabbâchiym 'eth-gedhalyâhu ben-'achiyqâm ben-shâphân ve'êth yirmeyâhu hannâbhiy' ve'eth-bârukh ben-nêriyyâhu
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7
|Jeremias 43:7|
vayyâbho'u 'erets mitsrayim kiy lo' shâm`u beqol Adonayvayyâbho'u `adh-tachpanchês s
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8
|Jeremias 43:8|
vayhiy dhebhar-Adonay 'el-yirmeyâhu bethachpanchês lê'mor
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9
|Jeremias 43:9|
qach beyâdhkha 'abhâniym gedholothuthemantâm bammeleth bammalbên 'asher bephethach bêyth-par`ohbethachpanchês le`êynêy 'anâshiym yehudhiym
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10
|Jeremias 43:10|
ve'âmartâ 'alêyhemkoh-'âmar Adonay tsebhâ'oth 'elohêy yisrâ'êl hineniy sholêachvelâqachtiy 'eth-nebhukhadhre'tsar melekh-bâbhel `abhdiy vesamtiy khis'omimma`al lâ'abhâniym hâ'êlleh 'asher thâmântiy venâthâh 'eth-shaphruro[shaphriyro] `alêyhem
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Sugestões
Clique para ler Jeremias 7-9
12 de agosto LAB 590
TENTATIVAS
Jeremias 07-09
Gente que fica em cima do muro. Gente que nem é nem deixa de ser. Crente que não tem coragem de largar a igreja, mas também não tem a coragem de deixar de amar o mundo. Conhece pessoas assim? Você sabia que essas pessoas são as mais infelizes do mundo? Porque elas perdem os dois lados da moeda: a oportunidade de curtir os prazeres que o pecado oferece, numa curta e infernal vida, e também a oportunidade de viver eternamente com Deus.
O indivíduo que abre mão de todas as coisas que não são aprovadas pelos princípios bíblicos, apesar de gostar muito de tais coisas, mas por amar, integral e incondicionalmente a Jesus, será recompensado. Viverá eternamente com Deus, curtindo infinitos prazeres. Por outro lado, a pessoa que é honesta o suficiente para admitir a própria insanidade de que esse negócio de Deus e vida eterna não são com ela, perderá o Céu, mas ele viverá a vidinha curta dos prazeres doloridos deste mundo aqui.
Contudo, a pessoa que se engana não praticando as coisas erradas desse mundo, mas guardando-as no coração, é um tipo de pessoa muito tola. E o pior: você e eu corremos esse risco. É exatamente entre o povo de Deus que acontece a síndrome do povo do tempo de Jeremias. Aquele profeta presenciou, muito de perto, tal hipocrisia que acontecia na vida dos seus irmãos, conterrâneos, amigos, pastores, etc. A síndrome da inutilidade da falsa religião era desencadeada de um apego falso ao pensamento de que o templo poderia proteger do comportamento iníquo (Jeremias 7). “Igreja não salva ninguém” é um jargão que deve ser considerado. Só por ter nascido em uma família ortodoxa e ser cadastrado como um membro regular de uma igreja, você acha que será salvo? Ter cargos na igreja pode salvar alguém? Quem carrega consigo essas falsas convicções já está perdido.
O único que pode salvar é Aquele que entra em cenário em Jeremias 7-9. Ele faz de tudo para despertar o povo da sonolência mortífera quanto ao verdadeiro significado da vida religiosa. Deus é capaz de fazer de tudo o possível (e até muitas coisas impossíveis) para salvar-lhe. E nisso entra também a disciplina. O vale da matança (cáp. 7) pode ser ilustrado com uma caixa de batatas da qual você lança fora as podres a fim de ainda salvar as que estão boas. Os castigos do capítulo oito representam as atitudes de um pai que quer moldar o caráter de um filho, fazendo parte, também, do processo educacional. Escute-lhe o suspiro: “Vejam, sou eu que vou refiná-los e prová-los. Que mais posso eu fazer pelo meu povo?”
Valdeci Júnior
Fátima Silva