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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Jeremias 19:1|
koh 'âmar Adonay hâlokh veqâniythâ bhaqbuq yotsêrchâres umizziqnêy hâ`âm umizziqnêy hakkohaniym
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2
|Jeremias 19:2|
veyâtsâ'thâ'el-gêy' bhen-hinnom 'asher pethach sha`ar hacharâsuth [ha][charsiyth]veqârâ'thâ shâm 'eth-haddebhâriym 'asher-'adhabbêr 'êleykha
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3
|Jeremias 19:3|
ve'âmartâshim`u dhebhar-Adonay malkhêy yehudhâh veyoshebhêy yerushâlâimkoh-'âmar Adonay tsebhâ'oth 'elohêy yisrâ'êl hineniy mêbhiy' râ`âh`al-hammâqom hazzeh 'asher kol-shome`âh titsalnâh 'âznâyv
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4
|Jeremias 19:4|
ya`an'asher `azâbhuniy vaynakkeru 'eth-hammâqom hazzeh vayqatheru-bholê'lohiym 'achêriym 'asher lo'-yedhâ`um hêmmâh va'abhothêyhemumalkhêy yehudhâh umâl'u 'eth-hammâqom hazzeh dam neqiyyim
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5
|Jeremias 19:5|
ubhânu 'eth-bâmoth habba`al lisroph 'eth-benêyhem bâ'êsh `oloth labbâ`al'asher lo'-tsivviythiy velo' dhibbartiy velo' `âlthâh `al-libbiy ph
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6
|Jeremias 19:6|
lâkhênhinnêh-yâmiym bâ'iym ne'um-Adonay velo'-yiqqârê'lammâqom hazzeh `odh hattopheth veghêy' bhen-hinnom kiy 'im-gêy'haharêghâh
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7
|Jeremias 19:7|
ubhaqqothiy 'eth-`atsath yehudhâh viyrushâlaim bammâqomhazzeh vehippaltiym bacherebh liphnêy 'oyebhêyhem ubheyadh mebhaqshêynaphshâm venâthattiy 'eth-nibhlâthâm lema'akhâl le`oph hashâmayimulebhehemath hâ'ârets
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8
|Jeremias 19:8|
vesamtiy 'eth-hâ`iyr hazzo'th leshammâhvelishrêqâh kol `obhêr `âleyhâ yishom veyishroq `al-kâl-makkothehâ
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9
|Jeremias 19:9|
veha'akhaltiym 'eth-besar benêyhem ve'êth besar benothêyhem ve'iyshbesar-rê`êhu yo'khêlu bemâtsor ubhemâtsoq 'asher yâtsiyqu lâhem'oyebhêyhem umebhaqshêy naphshâm
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10
|Jeremias 19:10|
veshâbhartâ habbaqbuq le`êynêyhâ'anâshiym haholekhiym 'othâkh
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Sugestões
Clique para ler 2 Crônicas 21-23
16 de maio LAB 502
BONS PROFETAS
2Crônicas 21-23
Hoje, quero comentar um pouco mais sobre Josafá. Destaco o comentário do livro Nisto Cremos, págs. 291-307:
Josafá, o brei de Judá, achava-se em aflição. Tropas inimigas aproximavam-se, e o panorama parecia não oferecer esperança. O rei “se pôs a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá” (2Crônicas 20:3). As pessoas afluíam ao templo em grande número a fim de suplicar a Deus misericórdia e livramento. Enquanto Josafá dirigia os serviços de oração, suplicou a Deus que modificasse as circunstâncias. Ele orou: “Porventura, não és Tu Deus nos Céus? Não és Tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na Tua mão, está a força e o poder, e não há quem Te possa resistir” (verso 6). Deus não protegeu de modo especial o Seu povo no passado? Não havia Ele concedido o território a Seu povo escolhido? Portanto, Josafá implorou: “Ah! Nosso Deus, acaso não executarás Tu o Teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força ... não sabemos o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em Ti” (verso 12).
Enquanto todo o Judá se encontrava em pé diante do Senhor, ergueu-se Jaaziel. Sua mensagem trouxe encorajamento e orientação para o povo amedrontado. Ele disse: “Não temais, nem vos assusteis... pois a peleja não é vossa, mas de Deus. ... Neste encontro não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará, ... porque o Senhor é convosco” (versos 15-17). Pela manhã, o rei insistiu diante de suas tropas: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis” (verso 20).
O rei creu tão plenamente naquele profeta praticamente desconhecido – Jaaziel – que substituiu a sua linha de frente, colocando em seu lugar um coral que deveria louvar o Senhor e a beleza de Sua santidade! Enquanto as antífonas de fé enchiam os ares, o Senhor achava-Se em operação, trazendo a confusão entre os inimigos que se haviam aliado contra Josafá. O morticínio foi tão grande que não restou “nenhum sobrevivente” (verso 24).
Jaaziel foi o porta-voz de Deus para aquele momento especial. Os profetas desempenharam papel vital, tanto nos tempos do Antigo quanto do Novo Testamentos. Contudo, teria a profecia cessado com o encerramento do cânon bíblico?
O livro de Apocalipse profetiza que o “testemunho de Jesus” haveria de manifestar-se através do “espírito de profecia” nos últimos dias da história terrestre. Isso representa um desafio a todos, no sentido de não assumir uma atitude de indiferença ou descrença, mas “provar todas as coisas” e “reter o que é bom”. Comece a fazer isso na leitura de hoje.
Valdeci Júnior
Fátima Silva