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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jeremias 30:1|
haddâbhâr 'asher hâyâh 'el-yirmeyâhu mê'êth Adonaylê'mor
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2
|Jeremias 30:2|
koh-'âmar Adonay 'elohêy yisrâ'êl lê'mor kethâbh-lekha'êth kol-haddebhâriym 'asher-dibbartiy 'êleykha 'el-sêpher
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3
|Jeremias 30:3|
kiy hinnêhyâmiym bâ'iym ne'um-Adonay veshabhtiy 'eth-shebhuth `ammiyyisrâ'êl viyhudhâh 'âmar Adonay vahashibhothiym 'el-hâ'ârets'asher-nâthattiy la'abhothâm viyrêshuhâ ph
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4
|Jeremias 30:4|
ve'êlleh haddebhâriym 'asherdibber Adonay 'el-yisrâ'êl ve'el-yehudhâh
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5
|Jeremias 30:5|
kiy-khoh 'âmarAdonay qol charâdhâh shâmâ`nu pachadh ve'êyn shâlom
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6
|Jeremias 30:6|
sha'alu-nâ'ure'u 'im-yolêdh zâkhâr maddua` râ'iythiy khol-gebher yâdhâyv `al-.chalâtsâyv kayyolêdhâh venehephkhu khol-pâniym leyêrâqon
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7
|Jeremias 30:7|
hoy kiyghâdhol hayyom hahu' mê'ayin kâmohu ve`êth-tsârâh hiy' leya`aqobhumimmennâh yivvâshêa`
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8
|Jeremias 30:8|
vehâyâh bhayyom hahu' ne'umAdonay tsebhâ'oth 'eshbor `ullo mê`al tsavvâ'rekha umoserotheykha'anattêq velo'-ya`abhdhu-bho `odh zâriym
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9
|Jeremias 30:9|
ve`âbhdhu 'êth Adonay'elohêyhem ve'êth dâvidh malkâm 'asher 'âqiym lâhem s
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10
|Jeremias 30:10|
ve'attâh'al-tiyrâ' `abhdiy ya`aqobh ne'um-Adonay ve'al-têchath yisrâ'êl kiyhineniy moshiy`akha mêrâchoq ve'eth-zar`akha mê'erets shibhyâm veshâbhya`aqobh veshâqath vesha'anan ve'êyn machariydh
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva