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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jeremias 22:1|
koh 'âmar Adonay rêdh bêyth-melekh yehudhâh vedhibbartâshâm 'eth-haddâbhâr hazzeh
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2
|Jeremias 22:2|
ve'âmartâ shema` debhar-Adonaymelekh yehudhâh hayyoshêbh `al-kissê' dhâvidh 'attâh va`abhâdheykhave`ammekha habbâ'iym bashe`âriym hâ'êlleh s
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3
|Jeremias 22:3|
koh 'âmarAdonay `asu mishpâth utsedhâqâh vehatsiylu ghâzul miyyadh `âshoqveghêr yâthom ve'almânâh 'al-tonu 'al-tachmosu vedhâm nâqiy 'al-tishpekhu bammâqom hazzeh
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4
|Jeremias 22:4|
kiy 'im-`âso ta`asu 'eth-haddâbhârhazzeh ubhâ'u bhesha`arêy habbayith hazzeh melâkhiym yoshebhiymledhâvidh `al-kis'o rokhebhiym bârekhebh ubhassusiym hu' ve`abhdhâv[va][`abhâdhâyv] ve`ammo
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5
|Jeremias 22:5|
ve'im lo' thishme`u 'eth-haddebhâriymhâ'êlleh biy nishba`tiy ne'um-Adonay kiy-lechârebâh yihyehhabbayith hazzeh s
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6
|Jeremias 22:6|
kiy-khoh 'âmar Adonay `al-bêyth melekhyehudhâh gil`âdh 'attâh liy ro'sh hallebhânon 'im-lo' 'ashiythkha midhbâr`âriym lo' noshâbhâh [noshâbhu]
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7
|Jeremias 22:7|
veqiddashtiy `âleykha mashchithiym'iysh vekhêlâyv vekhârethu mibhchar 'arâzeykha vehippiylu `al-hâ'êsh
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8
|Jeremias 22:8|
ve`âbheru goyim rabbiym `al hâ`iyr hazzo'th ve'âmeru 'iysh 'el-rê`êhu`al-meh `âsâh Adonay kâkhâh lâ`iyr haggedholâh hazzo'th
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9
|Jeremias 22:9|
ve'âmeru `al 'asher `âzebhu 'eth-beriyth Adonay 'elohêyhemvayyishtachavu lê'lohiym 'achêriym vayya`abhdhum s
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10
|Jeremias 22:10|
'al-tibhku.lemêth ve'al-tânudhu lo bekhu bhâkho laholêkh kiy lo' yâshubh `odh verâ'âh'eth-'erets moladhto s
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva