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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Jeremias 16:1|
vayhiy dhebhar-Adonay 'êlay lê'mor
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2
|Jeremias 16:2|
lo'-thiqqach lekha'ishâh velo'-yihyu lekha bâniym ubhânoth bammâqom hazzeh
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3
|Jeremias 16:3|
kiy-khoh'âmar Adonay `al-habbâniym ve`al-habbânoth hayyillodhiymbammâqom hazzeh ve`al-'immothâm hayyoledhoth 'othâmve`al-'abhothâm hammolidhiym 'othâm bâ'ârets hazzo'th
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4
|Jeremias 16:4|
memothêythachalu'iym yâmuthu lo' yissâphedhu velo' yiqqâbhêru ledhomen `al-penêyhâ'adhâmâh yihyu ubhacherebh ubhârâ`âbh yikhlu vehâyethâh nibhlâthâmlema'akhâl le`oph hashâmayim ulebhehemath hâ'ârets s
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5
|Jeremias 16:5|
kiy-khoh 'âmarAdonay 'al-tâbho' bêyth marzêach ve'al-têlêkh lispodh ve'al-tânodhlâhem kiy-'âsaphtiy 'eth-shelomiy mê'êth hâ`âm-hazzeh ne'um-Adonay 'eth-hachesedh ve'eth-hârachamiym
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6
|Jeremias 16:6|
umêthu ghedholiymuqethanniym bâ'ârets hazzo'th lo' yiqqâbhêru velo'-yispedhu lâhemvelo' yithgodhadh velo' yiqqârêach lâhem
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7
|Jeremias 16:7|
velo'-yiphresu lâhem `al-'êbhel.lenachamo `al-mêth velo'-yashqu 'othâm kos tanchumiym `al-'âbhiyvve`al-'immo
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8
|Jeremias 16:8|
ubhêyth-mishteh lo'-thâbho' lâshebheth 'othâm le'ekhol velishtoths
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9
|Jeremias 16:9|
kiy khoh 'âmar Adonay tsebhâ'oth 'elohêy yisrâ'êl hineniymashbiyth min-hammâqom hazzeh le`êynêykhem ubhiymêykhem qolsâson veqol simchâh qol châthân veqol kallâh
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10
|Jeremias 16:10|
vehâyâh kiy thaggiydhlâ`âm hazzeh 'êth kol-haddebhâriym hâ'êlleh ve'âmru 'êleykha `al-meh dhibber Adonay `âlêynu 'êth kol-hârâ`âh haggedholâh hazzo'thumeh `avonênu umeh chathâ'thênu 'asher châthâ'nu layhvh 'elohêynu
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva