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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Jeremias 8:1|
bâ`êth hahiy' ne'um-Adonay veyotsiy'u [yotsiy'u]'eth-`atsmoth malkhêy-yehudhâh ve'eth-`atsmoth-sârâyv ve'eth-`atsmothhakkohaniym ve'êth `atsmoth hannebhiy'iym ve'êth `atsmoth yoshebhêy-yerushâlâim miqqibhrêyhem
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|Jeremias 8:2|
ushethâchum lashemesh velayyârêach ulekholtsebhâ' hashâmayim 'asher 'ahêbhum va'asher `abhâdhum va'asher hâlekhu'acharêyhem va'asher derâshum va'asher hishtachavu lâhem lo' yê'âsephuvelo' yiqqâbhêru ledhomen `al-penêy hâ'adhâmâh yihyu
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3
|Jeremias 8:3|
venibhcharmâveth mêchayyiym lekhol hashe'êriyth hannish'âriym min-hammishpâchâh hârâ`âh hazzo'th bekhol-hammeqomoth hannish'âriym'asher hiddachtiym shâm ne'um Adonay tsebhâ'oth s
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|Jeremias 8:4|
ve'âmartâ'alêyhem koh 'âmar Adonay hayippelu velo' yâqumu 'im-yâshubhvelo' yâshubh
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5
|Jeremias 8:5|
maddua` shobhebhâh hâ`âm hazzeh yerushâlaim meshubhâh.nitsachath hecheziyqu battarmiyth mê'anu lâshubh
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|Jeremias 8:6|
hiqshabhtiy vâ'eshmâ`lo'-khên yedhabbêru 'êyn 'iysh nichâm `al-râ`âtho lê'mor meh `âsiythiykulloh shâbh bimrutsothâm [bi][merutsâthâm] kesus shothêph bammilchâmâh
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7
|Jeremias 8:7|
gam-chasiydhâh bhashâmayim yâdh`âh mo`adheyhâ vethor vesus[v][siys] ve`âghur shâmru 'eth-`êth bo'ânâh ve`ammiy lo' yâdh`u 'êthmishpath Adonay
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8
|Jeremias 8:8|
'êykhâh tho'mru chakhâmiym 'anachnu vethorathAdonay 'ittânu 'âkhên hinnêh lasheqer `âsâh `êth sheqer sopheriym
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9
|Jeremias 8:9|
hobhiyshu chakhâmiym chattu vayyillâkhêdhu hinnêh bhidhbhar-Adonaymâ'âsu vechâkhmath-meh lâhem s
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10
|Jeremias 8:10|
lâkhên 'ettên 'eth-neshêyhemla'achêriym sedhothêyhem leyoreshiym kiy miqqâthon ve`adh-gâdholkulloh botsêa` bâtsa` minnâbhiy' ve`adh-kohên kulloh `oseh shâqer
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Sugestões

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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva