-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|Jeremias 39:1|
bashânâh hatteshi`iyth letsidhqiyyâhu melekh-yehudhâh bachodheshhâ`asiriy bâ' nebhukhadhre'tsar melekh-bâbhel vekhol-chêylo 'el-yerushâlaim vayyâtsuru `âleyhâ s
-
2
|Jeremias 39:2|
be`ashtêy-`esrêh shânâhletsidhqiyyâhu bachodhesh hârbhiy`iy bethish`âh lachodhesh hâbhqe`âh hâ`iyr
-
3
|Jeremias 39:3|
vayyâbho'u kol sârêy melekh-bâbhel vayyêshebhu besha`ar hattâvekhnêreghal sar-'etser samgar-nebhu sar-sekhiym rabh-sâriys nêreghalsar-'etser rabh-mâgh vekhol-she'êriyth sârêy melekh bâbhel
-
4
|Jeremias 39:4|
vayhiy ka'asherrâ'âm tsidhqiyyâhu melekh-yehudhâh vekhol 'anshêy hammilchâmâhvayyibhrechu vayyêtse'u laylâh min-hâ`iyr derekh gan hammelekhbesha`ar bêyn hachomothâyim vayyêtsê' derekh hâ`arâbhâh
-
5
|Jeremias 39:5|
vayyirdephuchêyl-kasdiym 'acharêyhem vayyasighu 'eth-tsidhqiyyâhu be`arbhothyerêcho vayyiqchu 'otho vayya`aluhu 'el-nebhukhadhre'tsar melekh-bâbhelribhlâthâh be'erets chamâth vaydhabbêr 'itto mishpâthiym
-
6
|Jeremias 39:6|
vayyishchathmelekh bâbhel 'eth-benêy tsidhqiyyâhu beribhlâh le`êynâyv ve'êth kol-chorêy yehudhâh shâchath melekh bâbhel
-
7
|Jeremias 39:7|
ve'eth-`êynêy tsidhqiyyâhu `ivvêrvayya'asrêhu banchushtayim lâbhiy' 'otho bâbhelâh
-
8
|Jeremias 39:8|
ve'eth-bêythhammelekh ve'eth-bêyth hâ`âm sârphu hakkasdiym bâ'êsh ve'eth-chomothyerushâlaim nâthâtsu
-
9
|Jeremias 39:9|
ve'êth yether hâ`âm hannish'âriym bâ`iyr ve'eth-hannopheliym 'asher nâphlu `âlâyv ve'êth yether hâ`âm hannish'âriymheghlâh nebhuzar-'adhân rabh-thabbâchiym bâbhel
-
10
|Jeremias 39:10|
umin-hâ`âmhaddalliym 'asher 'êyn-lâhem me'umâh hish'iyr nebhuzar'adhân rabh-.thabbâchiym be'erets yehudhâh vayyittên lâhem kerâmiym viyghêbhiymbayyom hahu'
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 1-3
11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva