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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Gênesis 20:1|
vayyissa` mishâm 'abhrâhâm 'artsâh hanneghebh vayyêshebhbêyn-qâdhêsh ubhêyn shur vayyâghâr bighrâr
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2
|Gênesis 20:2|
vayyo'mer 'abhrâhâm'el-sârâh 'ishto 'achothiy hiv' vayyishlach 'abhiymelekh melekh gerârvayyiqqach 'eth-sârâh
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3
|Gênesis 20:3|
vayyâbho' 'elohiym 'el-'abhiymelekh bachalomhallâyelâh vayyo'mer lo hinnekha mêth `al-hâ'ishâh 'asher-lâqachtâvehiv' be`ulath bâ`al
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4
|Gênesis 20:4|
va'abhiymelekh lo' qârabh 'êleyhâ vayyo'mar'adhonây haghoy gam-tsaddiyq taharogh
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5
|Gênesis 20:5|
halo' hu' 'âmar-liy 'achothiyhiv' vehiy'-gham-hiv' 'âmerâh 'âchiy hu' bethom-lebhâbhiy ubheniqyonkappay `âsiythiy zo'th
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6
|Gênesis 20:6|
vayyo'mer 'êlâyv hâ'elohiym bachalomgam 'ânokhiy yâdha`tiy kiy bhethom-lebhâbhkha `âsiythâ zo'th vâ'echsokhgam-'ânokhiy 'othekha mêchatho-liy `al-kên lo'-nethattiykha lingoa`'êleyhâ
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7
|Gênesis 20:7|
ve`attâh hâshêbh 'êsheth-hâ'iysh kiy-nâbhiy' hu' veyithpallêlba`adhkha vechyêh ve'im-'êynkha mêshiybh da` kiy-moth tâmuth 'attâhvekhol-'asher-lâkh
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8
|Gênesis 20:8|
vayyashkêm 'abhiymelekh babboqer vayyiqrâ'.lekhol-`abhâdhâyv vaydhabbêr 'eth-kâl-haddebhâriym hâ'êllehbe'âznêyhem vayyiyr'u hâ'anâshiym me'odh
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9
|Gênesis 20:9|
vayyiqrâ' 'abhiymelekhle'abhrâhâm vayyo'mer lo meh-`âsiythâ lânu umeh-châthâ'thiy lâkh kiy-hêbhê'thâ `âlay ve`al-mamlakhtiy chathâ'âh ghedholâh ma`asiym 'asherlo'-yê`âsu `âsiythâ `immâdhiy
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10
|Gênesis 20:10|
vayyo'mer 'abhiymelekh'el-'abhrâhâm mâh râ'iythâ kiy `âsiythâ 'eth-haddâbhâr hazzeh
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva