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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Gênesis 41:1|
vayhiy miqqêts shenâthayim yâmiym uphar`oh cholêmvehinnêh `omêdh `al-hay'or
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2
|Gênesis 41:2|
vehinnêh min-hay'or `oloth shebha`pâroth yephoth mar'eh ubheriy'oth bâsâr vattir`eynâh bâ'âchu
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3
|Gênesis 41:3|
vehinnêhshebha` pâroth 'achêroth `oloth 'acharêyhen min-hay'or râ`oth mar'ehvedhaqqoth bâsâr vatta`amodhenâh 'êtsel happâroth `al-sephath hay'or
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4
|Gênesis 41:4|
vatto'khalnâh happâroth râ`oth hammar'eh vedhaqqoth habbâsâr 'êthshebha` happâroth yephoth hammar'eh vehabberiy'oth vayyiyqats par`oh
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5
|Gênesis 41:5|
vayyiyshân vayyachalom shêniyth vehinnêh shebha` shibboliym `olothbeqâneh 'echâdh beriy'oth vethobhoth
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6
|Gênesis 41:6|
vehinnêh shebha` shibboliym daqqothushedhuphoth qâdhiym tsomechoth 'acharêyhen
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7
|Gênesis 41:7|
vattibhla`nâh hashibboliymhaddaqqoth 'êth shebha` hashibboliym habberiy'oth vehammelê'othvayyiyqats par`oh vehinnêh chalom
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8
|Gênesis 41:8|
vayhiy bhabboqer vattippâ`emrucho vayyishlach vayyiqrâ' 'eth-kâl-charthummêy mitsrayim ve'eth-kâl-.chakhâmeyhâ vaysappêr par`oh lâhem 'eth-chalomo ve'êyn-pothêr'othâm lephar`oh
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9
|Gênesis 41:9|
vaydhabbêr sar hammashqiym 'eth-par`oh lê'mor'eth-chathâ'ay 'aniy mazkiyr hayyom
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10
|Gênesis 41:10|
par`oh qâtsaph `al-`abhâdhâyvvayyittên 'othiy bemishmar bêyth sar hathabbâchiym 'othiy ve'êth sarhâ'ophiym
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva