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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|Gênesis 47:1|
vayyâbho' yosêph vayyaggêdh lephar`oh vayyo'mer 'âbhiyve'achay vetso'nâm ubheqârâm vekhol-'asher lâhem bâ'u mê'eretskenâ`an vehinnâm be'erets goshen
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|Gênesis 47:2|
umiqtsêh 'echâyv lâqach chamishâh'anâshiym vayyatsighêm liphnêy phar`oh
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3
|Gênesis 47:3|
vayyo'mer par`oh'el-'echâyv mah-ma`asêykhem vayyo'mru 'el-par`oh ro`êh tso'n`abhâdheykha gam-'anachnu gam-'abhothêynu
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4
|Gênesis 47:4|
vayyo'mru 'el-par`ohlâghur bâ'ârets bâ'nu kiy-'êyn mir`eh latso'n 'asher la`abhâdheykha kiy-khâbhêdh hârâ`âbh be'erets kenâ`an ve`attâh yêshebhu-nâ' `abhâdheykhabe'erets goshen
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5
|Gênesis 47:5|
vayyo'mer par`oh 'el-yosêph lê'mor 'âbhiykhave'acheykha bâ'u 'êleykha
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6
|Gênesis 47:6|
'erets mitsrayim lephâneykha hiv' bemêythabhhâ'ârets hoshêbh 'eth-'âbhiykha ve'eth-'acheykha yêshebhu be'erets goshen ve'im-yâdha`tâ veyesh-bâm 'anshêy-chayil vesamtâm sârêy miqneh `al-'asher-liy
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7
|Gênesis 47:7|
vayyâbhê' yosêph 'eth-ya`aqobh 'âbhiyv vayya`amidhêhu liphnêyphar`oh vaybhârekh ya`aqobh 'eth-par`oh
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8
|Gênesis 47:8|
vayyo'mer par`oh 'el-ya`aqobh kammâh yemêy shenêy chayyeykha
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9
|Gênesis 47:9|
vayyo'mer ya`aqobh'el-par`oh yemêy shenêy meghuray sheloshiym ume'ath shânâh me`ath.verâ`iym hâyu yemêy shenêy chayyay velo' hisiyghu 'eth-yemêy shenêychayyêy 'abhothay biymêy meghurêyhem
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10
|Gênesis 47:10|
vaybhârekh ya`aqobh 'eth-par`oh vayyêtsê' milliphnêy phar`oh
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva