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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Gênesis 47:1|
vayyâbho' yosêph vayyaggêdh lephar`oh vayyo'mer 'âbhiyve'achay vetso'nâm ubheqârâm vekhol-'asher lâhem bâ'u mê'eretskenâ`an vehinnâm be'erets goshen
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2
|Gênesis 47:2|
umiqtsêh 'echâyv lâqach chamishâh'anâshiym vayyatsighêm liphnêy phar`oh
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3
|Gênesis 47:3|
vayyo'mer par`oh'el-'echâyv mah-ma`asêykhem vayyo'mru 'el-par`oh ro`êh tso'n`abhâdheykha gam-'anachnu gam-'abhothêynu
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4
|Gênesis 47:4|
vayyo'mru 'el-par`ohlâghur bâ'ârets bâ'nu kiy-'êyn mir`eh latso'n 'asher la`abhâdheykha kiy-khâbhêdh hârâ`âbh be'erets kenâ`an ve`attâh yêshebhu-nâ' `abhâdheykhabe'erets goshen
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5
|Gênesis 47:5|
vayyo'mer par`oh 'el-yosêph lê'mor 'âbhiykhave'acheykha bâ'u 'êleykha
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6
|Gênesis 47:6|
'erets mitsrayim lephâneykha hiv' bemêythabhhâ'ârets hoshêbh 'eth-'âbhiykha ve'eth-'acheykha yêshebhu be'erets goshen ve'im-yâdha`tâ veyesh-bâm 'anshêy-chayil vesamtâm sârêy miqneh `al-'asher-liy
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7
|Gênesis 47:7|
vayyâbhê' yosêph 'eth-ya`aqobh 'âbhiyv vayya`amidhêhu liphnêyphar`oh vaybhârekh ya`aqobh 'eth-par`oh
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8
|Gênesis 47:8|
vayyo'mer par`oh 'el-ya`aqobh kammâh yemêy shenêy chayyeykha
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9
|Gênesis 47:9|
vayyo'mer ya`aqobh'el-par`oh yemêy shenêy meghuray sheloshiym ume'ath shânâh me`ath.verâ`iym hâyu yemêy shenêy chayyay velo' hisiyghu 'eth-yemêy shenêychayyêy 'abhothay biymêy meghurêyhem
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10
|Gênesis 47:10|
vaybhârekh ya`aqobh 'eth-par`oh vayyêtsê' milliphnêy phar`oh
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Sugestões

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25 de Dezembro LAB 725
CONFUSÃO NATALINA
Apocalipse 10-11
Dada a importância da data, vou comentar a leitura de hoje amanhã, e a de amanhã, hoje. “Ela estava grávida e gritava de dor, pois estava para dar à luz... Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono... Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: ‘Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo’” (Apocalipse 12).
O que o Natal representa para a sociedade? Em primeiro lugar, comércio. Em segundo lugar, feriado cheio de festas. Estas duas coisas são vazias em significados. Aí é onde entramos, como cristãos, pois como cristianismo, lidamos com significados. E isso tem a ver com o “terceiro lugar”: o nascimento de Jesus. Quando um sem-igreja, que gosta de pensar mais um pouquinho e buscar saber o que este feriado e festas significam, esta é a resposta popular que encontra.
Então, imagine. Ele busca por significados, pois quer encontrar um significado que faça sentido para sua vida. Nos shoppings e lojas, vê uma pompa riquíssima, de encher os olhos, em comemoração à data, porém, vazia de significados. Nos clubes, reuniões de amigos e entretenimentos, encontra uma ‘alegria’ e uma confraternização tremendamente marcantes, também rasas em significados. Aí ele pensa: “bom, se o significado desta data é, principalmente, o nascimento do Cristo, então, vou até os cristãos”. E nessa, ele procura uma igreja cristã.
Assim, em sua busca, a primeira que encontra, para sua infelicidade, é uma igreja bem arraigada à tradição farisaica, cheia destes que discordam do Natal por razões desconexas. Chega, passa pela porta, salão adentro, e ninguém o nota (o que não é difícil de acontecer). Olha o ambiente. Na suposta casa de Cristo não há nada que lembre o nascimento dEle. Senta-se, e assiste a programação inteira. O estudo bíblico é sobre o povo do deserto (que coisa mais estranha, para este pós-moderno). O sermão é sobre um tal de “Espírito de Profecia” (o que é isso?). No encontro dos supostos Cristãos, na data (ou véspera) do nascimento dEle, ninguém fala sobre o assunto ou se alegra pelo mesmo. “Opa! Tô no Lugar Errado!”.
Que ironia mais incoerente. Muitos supostos cristãos acusam os próprios cristãos por comemorarem o Natal. Enquanto as pessoas do mundo secular sem religião falam de fraternidade, confraternização, amor, paz, alegria, família, passeio, festas e presentes, alguns destes religiosos aqui degladeiam-se em ataques de idéias (como donos da verdade), ofensas, indiferenças, friezas, apegos a regras legalistas, etc. Os não-cristãos demonstrando piedade. Os “cristãos” demonstrando falta de piedade. No sentido correto da palavra, quem são os ímpios?
Feliz Natal!
Valdeci Júnior
Fátima Silva