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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Gênesis 43:1|
vehârâ`âbh kâbhêdh bâ'ârets
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2
|Gênesis 43:2|
vayhiy ka'asher killu le'ekhol'eth-hashebher 'asher hêbhiy'u mimmitsrâyim vayyo'mer 'alêyhem'abhiyhem shubhu shibhru-lânu me`ath-'okhel
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3
|Gênesis 43:3|
vayyo'mer 'êlâyv yehudhâhlê'mor hâ`êdh hê`idh bânu hâ'iysh lê'mor lo'-thir'u phânay biltiy'achiykhem 'ittekhem
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4
|Gênesis 43:4|
'im-yeshkha meshallêach 'eth-'âchiynu 'ittânunêredhâh venishberâh lekha 'okhel
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5
|Gênesis 43:5|
ve'im-'êynkha meshallêach lo' nêrêdhkiy-hâ'iysh 'âmar 'êlêynu lo'-thir'u phânay biltiy 'achiykhem 'ittekhem
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6
|Gênesis 43:6|
vayyo'mer yisrâ'êl lâmâh harê`othem liy lehaggiydh lâ'iysh ha`odhlâkhem 'âch
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7
|Gênesis 43:7|
vayyo'mru shâ'ol shâ'al-hâ'iysh lânu ulemoladhtênu lê'morha`odh 'abhiykhem chay hayêsh lâkhem 'âch vanaggedh-lo `al-piyhaddebhâriym hâ'êlleh hayâdhoa` nêdha` kiy yo'mar horiydhu'eth-'achiykhem
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8
|Gênesis 43:8|
vayyo'mer yehudhâh 'el-yisrâ'êl 'âbhiyv shilchâh.hanna`ar 'ittiy venâqumâh venêlêkhâh venichyeh velo' nâmuthgam-'anachnu gham-'attâh gam-thappênu
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9
|Gênesis 43:9|
'ânokhiy 'e`erbhennumiyyâdhiy tebhaqshennu 'im-lo' habhiy'othiyv 'êleykha vehitsaghtiyvlephâneykha vechâthâ'thiy lekha kol-hayyâmiym
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10
|Gênesis 43:10|
kiy lulê'hithmahmâhnu kiy-`attâh shabhnu zeh pha`amâyim
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva