-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|Gênesis 7:1|
vayyo'mer Adonay lenoach bo'-'attâh vekhol-bêythkha'el-hattêbhâh kiy-'othekha râ'iythiy tsaddiyq lephânay baddor hazzeh
-
2
|Gênesis 7:2|
mikkol habbehêmâh hathehorâh tiqqach-lekha shibh`âh shibh`âh 'iysh ve'ishtoumin-habbehêmâh 'asher lo' thehorâh hiv' shenayim 'iysh ve'ishto
-
3
|Gênesis 7:3|
gam mê`oph hashâmayim shibh`âh shibh`âh zâkhâr uneqêbhâh lechayyothzera` `al-penêy khol-hâ'ârets
-
4
|Gênesis 7:4|
kiy leyâmiym `odh shibh`âh 'ânokhiymamthiyr `al-hâ'ârets 'arbâ`iym yom ve'arbâ`iym lâylâh umâchiythiy'eth-kâl-hayqum 'asher `âsiythiy mê`al penêy hâ'adhâmâh
-
5
|Gênesis 7:5|
vayya`asnoach kekhol 'asher-tsivvâhu Adonay
-
6
|Gênesis 7:6|
venoach ben-shêsh mê'oth shânâhvehammabbul hâyâh mayim `al-hâ'ârets
-
7
|Gênesis 7:7|
vayyâbho' noach ubhânâyvve'ishto uneshêy-bhânâyv 'itto 'el-hattêbhâh mippenêy mêy hammabbul
-
8
|Gênesis 7:8|
min-habbehêmâh hathehorâh umin-habbehêmâh 'asher 'êynennâhthehorâh umin-hâ`oph vekhol 'asher-romês `al-hâ'adhâmâh
-
9
|Gênesis 7:9|
shenayimshenayim bâ'u 'el-noach 'el-hattêbhâh zâkhâr uneqêbhâh ka'asher tsivvâh'elohiym 'eth-noach
-
10
|Gênesis 7:10|
vayhiy leshibh`ath hayyâmiym umêyhammabbul hâyu `al-hâ'ârets
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 7-9
13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva