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      24 de Dezembro LAB 724

      CULTURA MUSICAL
      Apocalipse 07-09

      A leitura de hoje é toda recheada de louvores cantados a Deus, pelos seres humanos, mas, no Céu. Por enquanto, costumamos louvar a Deus, mas não ainda num contexto celeste. A música de adoração usada na igreja é uma questão de gosto, cultura e legenda. E a música do Céu.
      Quando perguntam-me: “qual é a melhor música para ser cantada na igreja?” costumo responder que a música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. “Tal cântico serve de instrumento de prestação de culto, de adoração?”. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, não é apropriada para a igreja. Mas isto não quer dizer que, se não serve para ser usada na igreja, então é pecaminosa. Porque em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela tranculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir musicas que se adéqüem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Precisamos musicar seguindo o conselho de Paulo em 1Tessalonicenses 5:51, analisando o contexto e as pessoas que participarão. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.
      Quase tudo que cantamos aqui, não servirá para ser cantado na eternidade. Mas até onde vai o equilíbrio de sermos cultos cidadãos da Terra e do Céu ao mesmo tempo? Se quisermos esquecer-nos das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo, devemos estabelecer como padrão, o alvo. Deus aprova nossos costumes uma vez que sigamos o conselho dado através de Paulo em Filipenses 4:8. Uma vez que observarmos os diferentes aspectos das canções que usamos, como ritmo, harmonia, melodia, instrumentos, maneira de interpretação, acordes, etc., e deixarmos que suas influências seculares sejam moldadas e substituídas pelas celestes, estaremos em conformidade com o padrão de 1Coríntios 10:31.
      Se a música espelha o padrão cultural, nossa expressão do Reino dos Céus através do canto se dará à proporção da adoção dos fatores culturais do Céu em nossa vida. Se não os temos, sejamos receptores da transculturação entre a nossa cultura e a do Céu ao selecionarmos músicas que consigam inserir em nós os seus atributos culturais.

      Valdeci Júnior
      Fátima Silva



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      • Capítulo 49
      • 1     |Gênesis 49:1| vayyiqrâ' ya`aqobh 'el-bânâyv vayyo'mer hê'âsephu.ve'aggiydhâh lâkhem 'êth 'asher-yiqrâ' 'ethkhem se'êth 'achariythhayyâmiym
                   
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      • 2     |Gênesis 49:2| hiqqâbhetsu veshim`u benêy ya`aqobh veshim`u 'el-yisrâ'êl'abhiykhem
                   
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      • 3     |Gênesis 49:3| re'ubhên bekhoriy 'attâh kochiy verê'shiyth 'oniy yetherse'êth veyether `âz
                   
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      • 4     |Gênesis 49:4| pachaz kammayim 'al-tothar kiy `âliythâ mishkebhêy'âbhiykha 'âz chillaltâ yetsu`iy `âlâh ph
                   
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      • 5     |Gênesis 49:5| shim`on velêviy 'achiym kelêychâmâs mekhêrothêyhem
                   
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      • 6     |Gênesis 49:6| besodhâm 'al-tâbho' naphshiy biqhâlâm 'al-têchadh kebhodhiy kiy bhe'appâm hâreghu 'iysh ubhirtsonâm `iqqeru-shor
                   
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      • 7     |Gênesis 49:7| 'ârur 'appâm kiy `âz ve`ebhrâthâm kiy qâshâthâh 'achalleqêm beya`aqobhva'aphiytsêm beyisrâ'êl s
                   
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      • 8     |Gênesis 49:8| yehudhâh 'attâh yodhukha 'acheykha yâdhekhabe`oreph 'oyebheykha yishtachavu lekha benêy 'âbhiykha
                   
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      • 9     |Gênesis 49:9| gur 'aryêhyehudhâh mithereph beniy `âliythâ kâra` râbhats ke'aryêh ukhelâbhiy' miyyeqiymennu
                   
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      • 10     |Gênesis 49:10| lo'-yâsur shêbheth miyhudhâh umechoqêq mibbêynraghlâyv `adh kiy-yâbho' shiyloh [shiylo] velo yiqqehath `ammiym
                   
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