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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|Gênesis 35:1|
vayyo'mer 'elohiym 'el-ya`aqobh qum `alêh bhêyth-'êlveshebh-shâm va`asêh-shâm mizbêach lâ'êl hannir'eh 'êleykha bebhorchakhamippenêy `êsâv 'âchiykha
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2
|Gênesis 35:2|
vayyo'mer ya`aqobh 'el-bêytho ve'elkol-'asher `immo hâsiru 'eth-'elohêy hannêkhâr 'asher bethokhekhemvehithaharu vehachaliyphu simlothêykhem
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3
|Gênesis 35:3|
venâqumâh vena`alehbêyth-'êl ve'e`eseh-shâm mizbêach lâ'êl hâ`oneh 'othiy beyom tsârâthiyvayhiy `immâdhiy badderekh 'asher hâlâkhtiy
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4
|Gênesis 35:4|
vayyittenu 'el-ya`aqobh'êth kol-'elohêy hannêkhâr 'asher beyâdhâm ve'eth-hannezâmiym 'asherbe'âznêyhem vayyithmon 'othâm ya`aqobh tachath hâ'êlâh 'asher `im-shekhem
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5
|Gênesis 35:5|
vayyissâ`u vayhiy chittath 'elohiym `al-he`âriym 'ashersebhiybhothêyhem velo' râdhphu 'acharêy benêy ya`aqobh
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6
|Gênesis 35:6|
vayyâbho'ya`aqobh luzâh 'asher be'erets kena`an hiv' bêyth-'êl hu' vekhol-hâ`âm'asher-`immo
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7
|Gênesis 35:7|
vayyibhen shâm mizbêach vayyiqrâ' lammâqom 'êlbêyth-'êl kiy shâm nighlu 'êlâyv hâ'elohiym bebhorcho mippenêy 'âchiyv
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8
|Gênesis 35:8|
vattâmâth debhorâh mêyneqeth ribhqâh vattiqqâbhêr mittachath lebhêyth-'êltachath hâ'allon vayyiqrâ' shemo 'allon bâkhuth ph
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9
|Gênesis 35:9|
vayyêrâ' 'elohiym'el-ya`aqobh `odh bebho'o mippaddan 'arâm vaybhârekh 'otho
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10
|Gênesis 35:10|
vayyo'mer-lo 'elohiym shimkha ya`aqobh lo'-yiqqârê' shimkha `odhya`aqobh kiy 'im-yisrâ'êl yihyeh shemekha vayyiqrâ' 'eth-shemo yisrâ'êl
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva