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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Gênesis 35:1|
vayyo'mer 'elohiym 'el-ya`aqobh qum `alêh bhêyth-'êlveshebh-shâm va`asêh-shâm mizbêach lâ'êl hannir'eh 'êleykha bebhorchakhamippenêy `êsâv 'âchiykha
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2
|Gênesis 35:2|
vayyo'mer ya`aqobh 'el-bêytho ve'elkol-'asher `immo hâsiru 'eth-'elohêy hannêkhâr 'asher bethokhekhemvehithaharu vehachaliyphu simlothêykhem
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3
|Gênesis 35:3|
venâqumâh vena`alehbêyth-'êl ve'e`eseh-shâm mizbêach lâ'êl hâ`oneh 'othiy beyom tsârâthiyvayhiy `immâdhiy badderekh 'asher hâlâkhtiy
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4
|Gênesis 35:4|
vayyittenu 'el-ya`aqobh'êth kol-'elohêy hannêkhâr 'asher beyâdhâm ve'eth-hannezâmiym 'asherbe'âznêyhem vayyithmon 'othâm ya`aqobh tachath hâ'êlâh 'asher `im-shekhem
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5
|Gênesis 35:5|
vayyissâ`u vayhiy chittath 'elohiym `al-he`âriym 'ashersebhiybhothêyhem velo' râdhphu 'acharêy benêy ya`aqobh
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6
|Gênesis 35:6|
vayyâbho'ya`aqobh luzâh 'asher be'erets kena`an hiv' bêyth-'êl hu' vekhol-hâ`âm'asher-`immo
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7
|Gênesis 35:7|
vayyibhen shâm mizbêach vayyiqrâ' lammâqom 'êlbêyth-'êl kiy shâm nighlu 'êlâyv hâ'elohiym bebhorcho mippenêy 'âchiyv
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8
|Gênesis 35:8|
vattâmâth debhorâh mêyneqeth ribhqâh vattiqqâbhêr mittachath lebhêyth-'êltachath hâ'allon vayyiqrâ' shemo 'allon bâkhuth ph
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9
|Gênesis 35:9|
vayyêrâ' 'elohiym'el-ya`aqobh `odh bebho'o mippaddan 'arâm vaybhârekh 'otho
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10
|Gênesis 35:10|
vayyo'mer-lo 'elohiym shimkha ya`aqobh lo'-yiqqârê' shimkha `odhya`aqobh kiy 'im-yisrâ'êl yihyeh shemekha vayyiqrâ' 'eth-shemo yisrâ'êl
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva