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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Gênesis 19:1|
vayyâbho'u shenêy hammal'âkhiym sedhomâh bâ`erebh velothyoshêbh besha`ar-sedhom vayyar'-loth vayyâqâm liqrâ'thâm vayyishtachu'appayim 'âretsâh
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2
|Gênesis 19:2|
vayyo'mer hinneh nâ'-'adhonay suru nâ' 'el-bêyth`abhdekhem veliynu verachatsu raghlêykhem vehishkamtem vahlakhtemledharkekhem vayyo'mru lo' kiy bhorchobh nâliyn
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3
|Gênesis 19:3|
vayyiphtsar-bâmme'odh vayyâsuru 'êlâyv vayyâbho'u 'el-bêytho vayya`as lâhemmishteh umatsoth 'âphâh vayyo'khêlu
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4
|Gênesis 19:4|
therem yishkâbhu ve'anshêy hâ`iyr'anshêy sedhom nâsabbu `al-habbayith minna`ar ve`adh-zâqên kol-hâ`âm miqqâtseh
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5
|Gênesis 19:5|
vayyiqre'u 'el-loth vayyo'mru lo 'ayyêhhâ'anâshiym 'asher-bâ'u 'êleykha hallâylâh hotsiy'êm 'êlêynuvenêdhe`âh 'othâm
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6
|Gênesis 19:6|
vayyêtsê' 'alêhem loth happethchâh vehaddelethsâghar 'acharâyv
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7
|Gênesis 19:7|
vayyo'mar 'al-nâ' 'achay târê`u
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8
|Gênesis 19:8|
hinnêh-nâ' liyshetêy bhânoth 'asher lo'-yâdh`u 'iysh 'otsiy'âh-nâ' 'ethhen 'alêykhem va`asulâhen kathobh be`êynêykhem raq lâ'anâshiym hâ'êl 'al-ta`asu dhâbhârkiy-`al-kên bâ'u betsêl qorâthiy
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9
|Gênesis 19:9|
vayyo'mru gesh-hâl'âh vayyo'mruhâ'echâdh bâ'-lâghur vayyishpoth shâphoth `attâh nâra` lekha mêhemvayyiphtseru bhâ'iysh beloth me'odh vayyiggeshu lishbor haddâleth
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10
|Gênesis 19:10|
vayyishlechu hâ'anâshiym 'eth-yâdhâm vayyâbhiy'u 'eth-loth 'alêyhemhabbâythâh ve'eth-haddeleth sâghâru
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Sugestões

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25 de Dezembro LAB 725
CONFUSÃO NATALINA
Apocalipse 10-11
Dada a importância da data, vou comentar a leitura de hoje amanhã, e a de amanhã, hoje. “Ela estava grávida e gritava de dor, pois estava para dar à luz... Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono... Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: ‘Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo’” (Apocalipse 12).
O que o Natal representa para a sociedade? Em primeiro lugar, comércio. Em segundo lugar, feriado cheio de festas. Estas duas coisas são vazias em significados. Aí é onde entramos, como cristãos, pois como cristianismo, lidamos com significados. E isso tem a ver com o “terceiro lugar”: o nascimento de Jesus. Quando um sem-igreja, que gosta de pensar mais um pouquinho e buscar saber o que este feriado e festas significam, esta é a resposta popular que encontra.
Então, imagine. Ele busca por significados, pois quer encontrar um significado que faça sentido para sua vida. Nos shoppings e lojas, vê uma pompa riquíssima, de encher os olhos, em comemoração à data, porém, vazia de significados. Nos clubes, reuniões de amigos e entretenimentos, encontra uma ‘alegria’ e uma confraternização tremendamente marcantes, também rasas em significados. Aí ele pensa: “bom, se o significado desta data é, principalmente, o nascimento do Cristo, então, vou até os cristãos”. E nessa, ele procura uma igreja cristã.
Assim, em sua busca, a primeira que encontra, para sua infelicidade, é uma igreja bem arraigada à tradição farisaica, cheia destes que discordam do Natal por razões desconexas. Chega, passa pela porta, salão adentro, e ninguém o nota (o que não é difícil de acontecer). Olha o ambiente. Na suposta casa de Cristo não há nada que lembre o nascimento dEle. Senta-se, e assiste a programação inteira. O estudo bíblico é sobre o povo do deserto (que coisa mais estranha, para este pós-moderno). O sermão é sobre um tal de “Espírito de Profecia” (o que é isso?). No encontro dos supostos Cristãos, na data (ou véspera) do nascimento dEle, ninguém fala sobre o assunto ou se alegra pelo mesmo. “Opa! Tô no Lugar Errado!”.
Que ironia mais incoerente. Muitos supostos cristãos acusam os próprios cristãos por comemorarem o Natal. Enquanto as pessoas do mundo secular sem religião falam de fraternidade, confraternização, amor, paz, alegria, família, passeio, festas e presentes, alguns destes religiosos aqui degladeiam-se em ataques de idéias (como donos da verdade), ofensas, indiferenças, friezas, apegos a regras legalistas, etc. Os não-cristãos demonstrando piedade. Os “cristãos” demonstrando falta de piedade. No sentido correto da palavra, quem são os ímpios?
Feliz Natal!
Valdeci Júnior
Fátima Silva