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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Gênesis 31:1|
vayyishma` 'eth-dibhrêy bhenêy-lâbhân lê'mor lâqach ya`aqobh'êth kol-'asher le'âbhiynu umê'asher le'âbhiynu `âsâh 'êth kol-hakkâbhodhhazzeh
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2
|Gênesis 31:2|
vayyar' ya`aqobh 'eth-penêy lâbhân vehinnêh 'êynennu`immo kithmol shilshom
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3
|Gênesis 31:3|
vayyo'mer Adonay 'el-ya`aqobh shubh'el-'erets 'abhotheykha ulemoladhtekha ve'ehyeh `immâkh
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4
|Gênesis 31:4|
vayyishlachya`aqobh vayyiqrâ' lerâchêl ulelê'âh hasâdheh 'el-tso'no
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5
|Gênesis 31:5|
vayyo'merlâhen ro'eh 'ânokhiy 'eth-penêy 'abhiykhen kiy-'êynennu 'êlay kithmolshilshom vê'lohêy 'âbhiy hâyâh `immâdhiy
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6
|Gênesis 31:6|
ve'attênâh yedha`ten kiy.bekhol-kochiy `âbhadhtiy 'eth-'abhiykhen
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7
|Gênesis 31:7|
va'abhiykhen hêthel biy vehecheliph'eth-maskurtiy `asereth moniym velo'-nethâno 'elohiym lehâra``immâdhiy
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8
|Gênesis 31:8|
'im-koh yo'mar nequddiym yihyeh sekhârekha veyâldhukhol-hatso'n nequddiym ve'im-koh yo'mar `aquddiym yihyehsekhârekha veyâldhu khol-hatso'n `aquddiym
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9
|Gênesis 31:9|
vayyatsêl 'elohiym 'eth-miqnêh 'abhiykhem vayyitten-liy
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10
|Gênesis 31:10|
vayhiy be`êth yachêm hatso'nvâ'esâ' `êynay vâ'êre' bachalom vehinnêh hâ`attudhiym hâ`oliym`al-hatso'n `aquddiym nequddiym ubheruddiym
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Sugestões
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19 de outubro LAB 658
“NOVAS LÍNGUAS”
Marcos 15-16
“Como entender a promessa de falar ‘novas línguas’ (Marcos 16:17)?”
Esta é uma pergunta freqüente, entre os que são estudiosos da Palavra de Deus, e se colocam como leitores do livro de Marcos. Alberto Ronald Timm, Ph.D., em um de seus artigos, (Revista Sinais dos Tempos, Tatuí – SP - Casa Publicadora Brasileira, Janeiro – Fevereiro de 2000, página 21), nos dá algumas explicações que podem ajudar a encontrar a resposta para este questionamento.
Ele explica que “como o conteúdo de Marcos 16:9-20 não aparece nos manuscritos gregos mais antigos e melhores, especialistas em crítica textual do Novo Testamento têm sugerido que o evangelho de Marcos terminava, originalmente, com o verso 8 do capítulo 16”.
Diante disso, se poderia argumentar que o texto de Marcos 16:17 não compartilha da mesma autoridade canônica que o restante do evangelho.
Mas o teólogo supracitado continua argumentando que, aceitando ou não o conteúdo de Marcos 16:9-20 como parte do Cânon, “é importante observar que, na expressão ‘novas línguas’ de Marcos 16:17, o termo original grego para ‘novas’ é ‘kainós (novas línguas para quem fala)’ e não ‘néos’ (línguas até então desconhecidas)”. Isso significa, portanto que essas “novas línguas” dizem respeito às mesmas línguas de nações mencionadas em Atos 2:4 como “outras línguas”, plenamente compreensíveis às respectivas pessoas que as reconhecem como suas línguas maternas (Atos 2:6,8 e 11).
O fato de Marcos 16:17 colocar o dom de falar em “novas línguas” como parte dos “sinais” que haveriam de acompanhar aqueles que cressem, não significa que esse dom deveria ser concedido a todos os crentes em todas as épocas e lugares. Assim como os cristãos não haveriam, obviamente, de pegar “em serpentes” todo o tempo (verso 18), também não é de se esperar que eles devessem falar sempre em “novas línguas”. Além disso, Paulo esclarece que o dom de línguas é dado apenas a alguns crentes, havendo uma necessidade concreta que justifique a sua manifestação (ver 1Coríntios 12:4-11, 28-30).
Ou seja, “falarão novas línguas” seria uma ação-ferramenta usada para a grande realização descrita no verso vinte de Marcos 16: “Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando a palavra com os sinais que a acompanhavam”. “Pregaram por toda a parte” do mundo alcançado de então: desde a sua Palestina local, onde poderiam falar aramaico, até as mais distantes nações, onde precisaram falar os respectivos idiomas: novas línguas. Deus os capacitou!
Se você também quiser pregar o evangelho, limitação não é o problema. Deus completa a sua vontade com a capacitação que só Ele pode oferecer. Ofereça-se a Ele, como um obreiro disposto, e Ele lhe usará.
Valdeci Júnior
Fátima Silva