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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
81-
King James Version with Strongs
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|Salmos 81:1|
(To the chief Musician H5329 upon Gittith, H1665 A Psalm of Asaph.) H623 Sing aloud H7442 unto God H430 our strength: H5797 make a joyful noise H7321 unto the God H430 of Jacob. H3290
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|Salmos 81:2|
Take H5375 a psalm, H2172 and bring H5414 hither the timbrel, H8596 the pleasant H5273 harp H3658 with the psaltery. H5035
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3
|Salmos 81:3|
Blow up H8628 the trumpet H7782 in the new moon, H2320 in the time appointed, H3677 on our solemn feast H2282 day. H3117
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|Salmos 81:4|
For this was a statute H2706 for Israel, H3478 and a law H4941 of the God H430 of Jacob. H3290
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|Salmos 81:5|
This he ordained H7760 in Joseph H3084 for a testimony, H5715 when he went out H3318 through the land H776 of Egypt: H4714 where I heard H8085 a language H8193 that I understood H3045 not.
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|Salmos 81:6|
I removed H5493 his shoulder H7926 from the burden: H5447 his hands H3709 were delivered H5674 from the pots. H1731
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7
|Salmos 81:7|
Thou calledst H7121 in trouble, H6869 and I delivered H2502 thee; I answered H6030 thee in the secret place H5643 of thunder: H7482 I proved H974 thee at the waters H4325 of Meribah. H4809 Selah. H5542
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8
|Salmos 81:8|
Hear, H8085 O my people, H5971 and I will testify H5749 unto thee: O Israel, H3478 if thou wilt hearken H8085 unto me;
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9
|Salmos 81:9|
There shall no strange H2114 god H410 be in thee; neither shalt thou worship H7812 any strange H5236 god. H410
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10
|Salmos 81:10|
I am the LORD H3068 thy God, H430 which brought H5927 thee out of the land H776 of Egypt: H4714 open thy mouth H6310 wide, H7337 and I will fill H4390 it.
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Sugestões
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03 de setembro LAB 612
APROVEITE A DISCIPLINA POR AMOR
Ezequiel 21-23
O que significa a expressão “o cetro de meu filho”, de Ezequiel 21:10?
Pra entender essa figura, você precisa tentar entender todo o trecho de texto. Ezequiel 21:8-17 trata da Espada Afiada e Polida.
Na sequência dos capítulos anteriores, o terror da destruição próxima de Jerusalém é descrito neste oráculo aqui, em termos ainda assustadores. A espada não só estava desembainhada, mas está afiada e polida para o dia da matança (v.10). Não era ocasião nem para regozijo, nem para zombaria. Por ocasião do sítio de Jerusalém por Senaqueribe nos dias do rei Ezequias, houve aqueles que, com o maior cinismo, estavam se preparando para o desastre que ameaçava engolfar a cidade dizendo: “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (Isaías 22:13). Aparentemente, a história iria repetir-se ao Jerusalém ser sitiada pelos exércitos de Nabucodonosor. Esta diferença cínica em face de um perigo mortal reproduziu-se por ocasião do banquete que Belsazar ofereceu a seus grandes à véspera da tomada de Babilônia pelas tropas de Ciro (Daniel 5).
A frase final do v.10, que, a princípio, oferece umas certas dificuldades para ser entendida, poderia ser traduzida assim: “O cetro [na NVI, vareta] de meu filho despreza qualquer [outro] pau”. O termo hebraico “shebet” significa não somente “cetro”, mas também “tribo”. Nas bênçãos que Jacó proferiu em seu leito de morte somente de Judá diz ele beni, “filho meu” (Gênesis 49:9). Levando em consideração estes dois fatos, a frase “a tribo de meu filho” seria uma referência à tribo de Judá. O sentido de toda a frase seria então: “Judá despreza qualquer pau”. “Pau” teria neste contexto o sentido de “castigo”. Como Judá tinha desprezado os castigos mais leves do passado representados pelo “pau”, teria agora que sofrer o castigo da espada afiada e polida.
Através do “matador” do v.11, que é o NABUCODONOSOR, ou melhor, o exército que ele comandava, iria acontecer uma guerra contra todo o povo de Judá, e mesmo os príncipes não escapariam (v.12). O castigo seria feio. Judá, que tinha desprezado os castigos anteriores expressados pela vara, não sobreviveria ao castigo da espada (versos 13 e 10). A carnificina que ocorreria por ocasião do sítio e conquista de Jerusalém é descrita em termos horripilantes nos vv.14-17. E isso tudo realmente aconteceu. Infelizmente.
Lição de aplicação para a nossa vida: quando Deus nos permitir uma leve conseqüência ruim, em vez de desprezarmos a repreensão ou, em vez de até mesmo reclamar com Deus, o melhor é procurar aprender a lição enquanto a disciplina é leve. Caso contrário, a repreensão posterior pode ser insuportável. Concluindo tudo, o conselho é: aproveite a disciplina por amor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva